14 de Fevereiro de 2012
DF: Quase dez adolescentes são apreendidos por dia

Veículo: 
Jornal de Brasília

Quase dez adolescentes são apreendidos por dia no Distrito Federal após cometerem algum tipo de ato infracional. Dados da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) apontam que, no ano passado, 3.451 meninos e meninas se envolveram em conflitos como assassinatos, roubos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A média mensal de Processos de Apuração de Atos Infracionais (Paais) na DCA I – que cobre 19 regiões administrativas do DF – é de 230 procedimentos. No ano passado, foram concluídos 2,7 mil processos. “Temos muitos casos de meninos de 13, 14 anos que já estão envolvidos com atos infracionais graves”, explica a delegada-chefe da DCA I, Mônica Ferreira.

Integridade - Para o especialista em segurança pública, George Dantas, a questão dos adolescentes em conflito com a lei não envolve apenas a atuação da polícia. Outros esforços públicos precisam ser tomados. “É esse o caso dos serviços sociais no sentido da preservação da integridade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, muitas vezes totalmente expostos entre famílias que passaram a ser parte de populações em situação de rua. É preciso protegê-las do próprio cometimento de atos infracionais”, alerta.

Patrocínio
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.