14 de Fevereiro de 2012
Força-tarefa vai investigar tráfico de adolescentes do Nordeste para São Paulo

Veículo: 
O Globo

O governo federal montará uma força-tarefa e abrirá inquérito para investigar a rede de tráfico que alicia adolescentes das regiões Norte e Nordeste, submete-os a procedimentos para a troca de sexo e também à exploração sexual comercial em São Paulo e na Europa. A decisão foi tomada ontem (13) pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Amanhã (15), a ministra e a secretária se reunirão em Brasília (DF) com representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público de São Paulo e Ministério Público Federal. “Esses jovens são transformados em sua sexualidade de forma violenta. É uma situação abominável que precisa ser investigada”, disse Maria do Rosário.

Denúncias -Segundo a ministra, as primeiras informações sobre o assunto surgiram na CPI sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, encerrada em 2003. “Naquela época, não conseguimos casos concretos de transformação. Nunca tivemos informações tão detalhadas de nenhuma autoridade. Estamos diante de uma nova situação”, completa Maria do Rosário.

Patrocínio
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.