02 de Outubro de 2020
PF alerta para o aumento de denúncias dos crimes de pedofilia na internet durante a pandemia

Veículo: 
Diário de Pernambuco

A Polícia Federal alerta para o aumento de denúncias dos crimes de pedofilia na internet ao longo desse período de pandemia, no qual crianças e adolescentes passam mais tempo em casa, com disponibilidade de acesso à internet. Comparando o mesmo período do ano passado, o mês de março, o aumento das denúncias de pedofilia na internet tiveram um aumento de 190%, totalizando 5.866 casos. Com isso, a PF chama atenção para cuidados preventivos que pais e responsáveis devem ter para proteger as crianças e adolescentes dos ataques de cibercriminosos e pedófilos.

De acordo com a Associação de Combate a pedofilia na internet (Safernet Brasil), houve também um aumento de 89% de denúncias de pedofilia na internet no primeiro semestre 2020, registrando 46.278 denuncias, devido a pandemia da covid-19, sse comparado com o primeiro semestre de 2019 que registrou 24.480 denuncias.

A Polícia Federal  já realizou a prisão de mais de 500 pedófilos espalhados pelo Brasil entre os anos de 2013 e 2018. Contudo, apenas neste ano, já foram realizadas pela PF 84 operações com 32 presos em todo país.

DICAS

A Sociedade Americana de Pediatria orienta que crianças menores de dois anos devem evitar o uso de eletrônicos, mesmo que seja programas educativos, porque é justamente a primeira infância um período crítico para o desenvolvimento do cérebro. Os especialistas alertam ainda que a idade para ter acesso ao Facebook, Instagram, Youtube e Snapchat é 13 anos e o WhatsApp é de 16 anos.

Patrocínio
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.