11 de Abril de 2018
Abertas as inscrições para o Eleitor Mirim 2018

2018 é ano de eleições gerais. No Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, crianças e adolescentes também participam das eleições: eles criam e votam em candidatos criados por eles mesmos!! Estamos falando do Eleitor Mirim, programa do Plenarinho que vai ao ar em anos de eleição no Brasil.

Como funciona o eleitor mirim?

Até o dia 27 de abril, os professores interessados na participação de seus alunos podem se inscrever no Eleitor Mirim, mandando para o Plenarinho uma redação com o tema “Por que eu quero que minha turma participe do programa Eleitor Mirim 2018?”. O Programa é destinado a estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental. As redações devem ser enviadas para plenarinho@camara.leg.br

A equipe do Plenarinho escolherá as cinco melhores e divulgará o resultado no dia 4 de maio. Os cinco professores selecionados deverão criar, com suas turmas, candidatos fictícios a cargos do Poder Legislativo, partidos e plataformas políticas. Os candidatos comporão uma urna virtual, igualzinha à de verdade e estudantes de todo o país podem votar.

Para que este projeto seja mesmo um processo de aprendizagem, o professor seguirá uma proposta de trabalho definida na Cartilha do Eleitor Mirim. No primeiro semestre, a sugestão é a de que leiam com sua turma textos sobre democracia, voto e representatividade e, em seguida, realizem as atividades práticas relacionadas a estes mesmos temas.

No segundo semestre, os estudantes criarão seus próprios candidatos e o Plenarinho se encarregará de lhes dar vida. Os candidatos poderão ser seres imaginários, super-heróis, animais, etc. Mas atenção: eles não podem ser inspirados em figuras públicas reais. Eles também precisam de um partido, de um número e de uma plataforma política.

A campanha vai ao ar em outubro, durante o tempo que durarem as eleições gerais no Brasil (de 7 a 28 de outubro).

Clique aqui para saber mais sobre o Eleitor Mirim 2018.

Fonte: Plenarinho/SECOM

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.