22 de Março de 2017
UNICEF debate em SP proteção dos direitos das crianças na era digital

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) participa de evento no próximo dia 4, em São Paulo, que debaterá os direitos das crianças e adolescentes na era digital, assim como políticas públicas que incorporem essa temática.

O encontro terá a participação de especialistas — entre eles, a professora Sonia Livingstone, da London School of Economics (LSE). O seminário “Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas” é realizado por Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com UNICEF, SaferNet, e apoio do Instituto Alana.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link: http://cetic.br/seminario-crianca-adolescentes. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/user/NICbrvideos).

A proposta do encontro é reunir gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil em um intercâmbio de experiências.

“Esta será uma grande oportunidade para debater questões cruciais no contexto das políticas públicas: como garantir o acesso universal às tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, promover a participação e proteção das crianças no ambiente on-line”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e um dos debatedores do evento.

“Além disso, discutiremos as inovações metodológicas em pesquisas que monitoram os impactos dos dispositivos digitais na vida das crianças e seu papel de alimentar políticas públicas”, completou.

O painel de abertura e a conferência principal serão dedicados às apresentações de Livingstone, reconhecida por livros, estudos e trabalhos que tratam dos riscos e oportunidades no ambiente on-line, especialmente para crianças e jovens.

A professora da LSE analisará como os direitos das crianças estão sendo reconfigurados em consequência da disseminação das redes digitais e como identificar e proteger os interesses da criança on-line.

O encontro terá ainda um debate com a participação de representantes da sociedade civil, setor privado, governo federal e organismo internacional. A programação completa está disponível em: http://cetic.br/seminario-crianca-adolescentes/.

Agenda
Seminário Crianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas
Quando: 4 de abril, às 9h30
Onde: Sede do NIC.br – Av. das Nações Unidas, 11.541, Mezanino, São Paulo, SP

 

Fonte: ONU Brasil

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.