Com o objetivo de formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) está realizando um curso à distância para 350 alunos de todas as regiões do Brasil. O curso baseia-se no conteúdo da mais recente edição do Guia para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), lançado em 2017, a partir de articulação e contribuição de integrantes da RNPI. Foram 2.420 inscritos de todos os estados brasileiros.

Durante três meses os participantes contam com diferentes formas de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construção do plano. Ao final do curso os participantes apresentam um plano de ação. Esta é a segunda edição do curso que teve sua primeira edição em 2017.

Existem no Brasil 19 milhões de crianças com idade entre zero a seis anos. Apesar de todos os avanços dos direitos da infância, ainda são grandes os desafios a serem enfrentados como educação de qualidade, assistência à saúde e espaços adequados para as crianças nas cidades.

Conteúdos sobre parentalidade, cidades sustentáveis para crianças e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são algumas novidades desta nova edição. Os participantes recebem uma série de material de apoio para auxiliar seu processo de aprendizagem e impulsionar as ações de construções do plano de seus municípios.

Desde 2016 a RNPI promove a campanha Criança é Prioridade Absoluta que busca o comprometimento de candidatos e candidatas a prefeituras, governos estaduais e Presidência da República com a agenda da primeira infância. A RNPI está comprometida a apoiar os gestores que se propõem a construir seus planos municipais. Para tanto, o curso disponibiliza um banco de dados com experiências exitosas de municípios que já fizeram seus planos. Duas edições do curso estão previstas para o próximo ano.

A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que também coordena o curso. Esta edição faz parte do projeto Primeira Infância é Prioridade, desenvolvido pela ANDI – Comunicação e Direitos e patrocinado pela Petrobras. Até 2021 a ANDI ocupa a secretaria executiva RNPI, uma articulação nacional apartidária de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância, que reúnem mais de 200 instituições.

Curso da Rede Nacional Primeira Infância para elaboração de planos municipais teve mais de dois mil inscritos
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *