A partir de outubro de 2019 o Instituto Promundo atuará no âmbito do Primeira Infância é Prioridade tendo como público-alvo cinco comunidades da Ilha do Governador, localizada no Rio de Janeiro/RJ: Morro do Barbante, Praia da Bica, Praia da Guanabara, Praia das Pelônias e INPS.

Esses locais receberão 40 oficinas participativas com foco na primeira infância, além de campanhas de conscientização. O objetivo é capacitar 200 homens e suas parceiras, a partir de 18 anos, em oficinas sobre paternidade e cuidado; a importância do brincar; modelos de masculinidades não violentos; e educação livre de castigos físicos e humilhantes.

Visando dialogar diretamente com a população local, a iniciativa do Instituto Promundo foi batizada de Ilha de Paternidades. Além dos participantes das oficinas, o projeto contemplará outras 600 pessoas de forma indireta.

Sobre o Promundo
Criada em 1997 para promover a equidade de gênero e a prevenção da violência com foco no envolvimento de meninos e homens, a instituição desenvolveu o Programa P (Paternidade), que aborda elementos centrais ligados a paternidade e cuidado. O programa disponibiliza estratégias e atividades para engajar os homens na paternidade e no cuidado, envolvendo-os desde a gravidez até a primeira infância.