Políticas de Comunicação
2016
No Volume III, são apresentados os dados de pesquisa realizada em programas de rádio e TV das cinco regiões brasileiras, acusando níveis preocupantes de violações de direitos e de infrações a leis e a normas autorregulatórias do campo midiático. E a partir dos elementos constitutivos do modelo “policialesco” identificados na amostra, é aberto amplo debate sobre o fazer jornalístico — seus limites e responsabilidades.
Políticas de Comunicação
2016
Em apenas 30 dias, narrativas de rádio e TV promoveram 4.500 violações de direitos, cometeram 15.761 infrações a leis brasileiras e multilaterais e desrespeitaram 1.962 vezes normas autorregulatórias, como o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Portal ANDI
2015
Uma viagem através do tempo, conduzida pelas vozes de alguns dos personagens que povoaram a história recente do Brasil. É isto que o leitor encontrará nas páginas dessa publicação, comemorativa dos 21 anos de fundação da ANDI.São duas décadas da trajetória de uma organização que ajudou a escrever um dos capítulos mais ricos de nossa história: o da conquista de direitos – notadamente, de grupamentos vulneráveis da população brasileira.
Infância e Juventude
2015
Este guia de referência compõe a série de publicações que a ANDI – Comunicação e Direitos produz como parte do Projeto Jornalista Amigo da Criança. A série oferece aos profissionais deimprensa – dos mais diferentes veículos – orientações que contribuem para uma cobertura mais qualificada sobre aspectos relevantes da agenda social brasileira, em especial aqueles relacionados aos direitos da infância e adolescência.
Portal ANDI
2015
Nesses 21 anos de vida, a ANDI tem apostado no jornalismo como instituição central das democracias, com responsabilidade diferenciada na proteção, promoção e garantia dos direitos humanos. Considera e trabalha na perspectiva de que o jornalismo é peça-chave na complexa teia que compreende os mecanismos que levam as sociedades a patamares mais consistentes de desenvolvimento humano, social e ambiental.
Políticas de Comunicação
2015
No Volume I, o leitor encontra um guia prático para identificar violações de direitos no campo da comunicação de massa, com exemplos extraídos de programas de rádio e TV de todas as regiões do País, e um apanhado inédito dos dispositivos legais que buscam harmonizar o direito à liberdade de expressão com outros direitos dos cidadãos, como o de terem a imagem e a privacidade respeitadas.
Políticas de Comunicação
2015
No Volume II, são reunidos artigos que refletem o teor dos debates travados pela sociedade civil em relação às produções em foco. São reflexões de estudiosos, militantes e observadores em geral do campo, abrangendo diferentes perspectivas, a partir mesmo do perfil dos autores, oriundos da academia e de organizações que defendem a liberdade de expressão e o direito à comunicação.
Inclusão e Sustentabilidade
2014
Análise da cobertura sobre trânsito em 15 jornais brasileiros realizada entre dezembro de 2011 e maio de 2012.
Inclusão e Sustentabilidade
2014
Este documento apresenta dados, pesquisas e experiências exitosas com boas práticas compiladas originalmente na publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS): Beber e Dirigir – Manual de segurança viária para profissionais do trânsito e da saúde.
Políticas de Comunicação
2014
A publicação revela as tendências da cobertura noticiosa do País sobre assuntos relacionados a essas organizações, apontando acertos e desafios a serem enfrentados, na perspectiva de aprimorar as narrativas jornalísticas sobre o assunto.