Venezuela está sem a proteção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Compartilhe

O presidente Hugo Chavez anunciou a saída da Venezuela da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) na última segunda-feira (30/07), depois que a Corte Interamericana condenou o País por violação dos direitos à integridade física e por maus tratos na prisão ao opositor do regime, Raúl Díaz. Chavez afirmou que a instituição da Organização dos Estados Americanos (OEA) "é um mecanismo que usa os Estados Unidos contra nós".

Segundo o Itamaraty, o Brasil não tem previsão de se manifestar sobre a atitude da Venezuela, uma vez que a Comissão integra a OEA, que é um organismo multilateral. Na Venezuela, o Centro Comunitário de Aprendizagem (CECODAP) divulgou um manifesto a favor da permanência da CIDH no País, para assegurar, sobretudo, a proteção das crianças e dos adolescentes. Um dos principais argumentos utilizados pelo CECODAP é que as instituições venezuelanas não exercem mais suas obrigações como deveriam, e uma das poucas ferramentas que os jovens cidadãos têm para se defender, é a CIDH.
 
Em documento, a CECODAP cita parte da constituição Venezuelana em defesa do trabalho da Comissão: “É um direito constitucional (artigo 31) que todas as pessoas, incluindo crianças e adolescentes, podem enviar solicitações e reclamações para os órgãos criados para tais fins, com o objetivo de solicitar a proteção de seus direitos humanos”. Para a CECODAP a remoção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos é claramente uma medida retrógrada, que limita a proteção das vítimas quando existem falhas de justiça no país.
 
Sugestão de fonte
CECODAP – Carlos Trapani
Programa Buen Trato
Cecodap
Telf.: +58 212 9528955
Fax: +58 212 9515841
E-mail: ctrapani@cecodap.org.ve
Web: www.cecodap.org.ve
Facebook Cecodap Organización
Twitter Cecodap
Dir: Av. Orinoco, Qta. El Papagayo,
Bello Monte Norte. Caracas,Venezuela
 
OEA – Escritório do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da OEA
SCS Quadra 8 Bloco B-50 Sala 235, Ed. Venancio 2.000
70.333-900 Brasilia-DF / Brasil
Telf.: (5561) 3202-1883
Fax: (5561) 3202-1883
E-mail: oeabra@terra.com.br
Temas deste texto: Direitos Humanos