Ato Público pelo Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes

Compartilhe

O Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes e a Campanha Nacional Criança Não é de Rua realizam ato público em referência aos 20 anos da “Chacina da Candelária”, no dia 23 de julho, terça-feira, às 9h em frente à Catedral de Brasília. 

O crime conhecido como “Chacina da Candelária” ocorreu na madrugada de 23 de julho de 1993, em frente à Igreja da Candelária no centro do Rio de Janeiro. Policiais “abriram fogo” contra cerca de 70 pessoas em situação de rua que se abrigavam à noite no entorno da Igreja. Dentre elas, oito crianças e jovens foram assassinados.

O ato público do dia 23 de julho está em consonância com uma agenda nacional de mobilizações nas diversas capitais brasileiras, e visa denunciar todas as formas de violência, discriminação, crueldade e opressão contra crianças e adolescentes que vivenciam situação de rua. O objetivo secundário é consolidar o dia 23 de julho como Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes, para que nesta data a sociedade se atente aos sofrimentos dessa parcela da população e para que possamos avaliar os avanços e os desafios que ainda precisamos enfrentar para que possamos garantir a proteção integral destas crianças e adolescentes.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST/DF e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua no DF também são parceiros dessa mobilização.

Durante o ato, além do pronunciamento das autoridades, de representações adolescentes e dos movimentos sociais, ocorrerá uma oficina de cartazes para colher em linguagem artística as expressões de crianças e adolescentes sobre a data, e serão plantadas cruzes em memória das mortes de crianças e adolescentes no Brasil e em Brasília nos últimos anos.

Mais informações: Gabriela Martins (61) 9114-3256 / (61) 3340-8708

Fonte: Cecria