Redes realizam III Oficina Nacional pelos direitos da criança e do adolescente

Compartilhe

A articulação “Entre em Campo – Redes Pelos Direitos da Criança e do Adolescente”, promove sua III Oficina Nacional nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília (DF). O encontro reunirá cerca de 100 participantes, entre representantes das redes nacionais que integram a articulação nas cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol, com prioridade para aqueles que estiveram presentes nas edições anteriores.

Tiana Sento-Sé, da coordenação colegiada da Rede Ecpat Brasil, explica que a pauta da III Oficina abordará a avaliação da atuação durante a Copa das Confederações, análise da conjuntura após as manifestações populares de junho e julho do ano passado e a definição de ações estratégicas para a Copa do Mundo. “Queremos definir ações nacionais e também ações comuns a todas as cidades-sede do mundial”, ressalta Tiana.

A articulação “Entre em Campo – Redes Pelos Direitos da Criança e do Adolescente” reúne a Rede Ecpat Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Seção Defense for Children Brasil (Anced/DCI Brasil), Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Durante a Oficina também serão apresentados os resultados prévios do mapeamento feito nas 12 cidades-sede sobre a situação da rede de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Até a realização do encontro, continuarão sendo feitas visitas às cidades para conversas com as redes locais e representantes governamentais, visando o fortalecimento da articulação política e do trabalho dos comitês locais.

Algumas situações que vêm preocupando as entidades que atuam na área serão discutidas no encontro, como a venda de bebidas para adolescentes, o trabalho de adolescentes como gandulas e a utilização de recursos públicos das prefeituras para financiamento das festas da Fifa, conhecidas como fan fest.

A I Oficina foi realizada em agosto de 2012 e abordou a agendas das redes para os chamados megaeventos, resultando no diálogo com outros segmentos e na criação da Agenda de Convergência, que reúne entidades da sociedade civil, governo e organismos internacionais.

Já na II Oficina, ocorrida em abril de 2013, o foco foi a consolidação da Agenda de Convergência, a definição das ações para a Copa das Confederações e o início do monitoramento das articulações locais das cidades-sede.

Fonte: Ecpat Brasil