Livro discute arte de jovens internados na Fundação Casa

Compartilhe

Lançamento acontece na próxima sexta-feira (30), às 9h30, seguido por mesa redonda

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), parceiro da Fundação Casa na execução de oficinas de arte e cultura em centro socioeducativos, lança nesta sexta-feira, 30 de maio, às 9h30, o livro “A Voz dos Meninos – Projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais”.

Na ocasião também haverá uma mesa redonda sobre direito à cultura de jovens privados de liberdade com especialistas da área. A presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, e a presidente do Conselho de Administração do Cenpec, Maria Alice Setubal, comparecerão à abertura do evento. O lançamento acontece na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Na mesa de debates estarão o historiador e escritor Célio Turino, ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, e a arquiteta Rosa Iavelberg, mestre e doutora em arte-educação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

A publicação traz as impressões e o perfil dos adolescentes internados que participam das oficinas culturais desenvolvidas pelo Cenpec em parceria com a Fundação Casa.

Os jovens falam suas percepções sobre as atividades de cultura e arte oferecidas (aulas de música, instrumentação, entre outras), além de retratar sua autoimagem e qual a projeção que fazem do mundo fora do centro socioeducativo.

A parceria entre a Fundação Casa e o Cenpec no projeto existe há cerca de cinco anos. As oficinas de arte e cultura são executadas em centros de internação (período de até três anos em que o jovem fica privado de liberdade) e internação provisória (período de 45 dias em que o adolescente aguarda a sentença judicial).

“A Fundação buscou por inúmeros meios inovar sua forma de atendimento, seja qualificando seus servidores por segmentos especializados ou também possibilitando que entes externos, que representam a sociedade civil organizada, dividissem conosco nossos espaços privativos tornando-os menos obscuros”, avalia a presidente da Casa, Berenice Giannella, na apresentação do livro.

"A privação de liberdade a que os adolescentes estão submetidos não implica a privação dos demais direitos instituídos pelo Estatuto, como o direito à cultura, educação, saúde, convivência familiar, entre outros", afirma Maria Alice Setubal, presidente do Conselho do Cenpec, no prefácio da obra.

"Educação e cultura são indissociáveis na formação destes meninos e meninas, para que eles possam converter a experiência da violência vivida em uma reinserção construtiva em suas comunidades, tornando-se protagonistas de suas vidas e com potência de contribuir na transformação de suas realidades", completa a conselheira do Cenpec.

Lançamento do livro “A Voz dos Meninos – Projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais”, do Cenpec com jovens da Fundação CASA
Data:
sexta-feira (30 de maio), das 9h30 às 12h30
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, São Paulo/SP

Informações:
Assessoria de Imprensa da Fundação Casa
(011) 3313-6973 / 2927-9126 / 2927-9127