Alunos da rede pública conhecem a Amazônia em exposição

Compartilhe

Exposição sobre Parques Nacionais, que acontece em Brasília até 5 de outubro, recebe crianças e adolescentes do DF,  que terão contato com a Amazônia pela primeira vez

O WWF-Brasil, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza, de 6 de setembro a 5 de outubro, a exposição “Parques Nacionais da Amazônia: legado dos brasileiros”. O evento faz parte das comemorações do Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. A exposição, que acontece no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília, vai ilustrar, por meio de textos e imagens, a beleza, o valor da biodiversidade das unidades de conservação (UCs) amazônicas e também algumas de suas principais ameaças e desafios à conservação de espécies e da natureza.

Como parte da programação o Espaço receberá até o final do mês cerca de 80 alunos por dia de escolas públicas do Distrito Federal, que terão contato com a Amazônia e seus Parques pela primeira vez. As visitas são monitoradas e os estudantes poderão aprender sobre a região, que possui a maior extensão de áreas protegidas. No total, são 314 unidades de conservação (UCs), entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de 1 milhão de km² ou 26% do território da Amazônia brasileira.

Para a exposição foram escolhidas fotografias de três Parques Nacionais emblemáticos da Amazônia : Serra do Pardo (PA); Montanhas do Tumucumaque (AP); e Juruena (AM/MT). Na exposição, um totem interativo, com textos, fotos e vídeos de diversas unidades de conservação de todo o Brasil, também estará à disposição dos visitantes, além de jogos educativos sobre alguns dos Parques. “Queremos mostrar que as unidades de conservação do Brasil são um importante legado para as futuras gerações e que estão ameaçadas por modelos de desenvolvimento que ainda não consideram aspectos de sustentabilidade. A exposição é uma forma de aproximar o público da biodiversidade brasileira e assim disseminar informações sobre à conservação de áreas protegidas na Amazônia”, afirma Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil

Para a chefe do Parque Nacional Serra do Pardo, Leidiane Diniz Brusnello, a exposição é uma forma de mostrar ao público o imenso potencial dos parques amazônicos e desperte o interesse de visitantes, pesquisadores, escolas, empreendedores do trade turístico e apoiadores em geral. “As unidades da Amazônia em geral são pouco divulgadas, o que se deve em parte ao seu isolamento e ao número reduzido de visitantes que recebem. Entretanto, vários destes lugares, em especial os Parque Nacionais, apresentam características únicas de grande interesse para o turismo, a educação ambiental e a pesquisa”, explica.

Serviço
Exposição fotográfica: “Parques Nacionais: legado dos brasileiros”
Data: de 6 de setembro a 5 de outubro
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h, inclusive nos finais de semana
Entrada: gratuita
Local: Espaço Israel Pinheiro, próximo a Praça dos Três Poderes (Eixo Monumental), Brasília

Sobre o WWF-Brasil: É uma organização não governamental brasileira, dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Informações para a imprensa:
Patrícia Ribeiro: (11) 3074-4745
, comunicacao@wwf.org.br
Frederico Brandão: (61) 3364-7433, fredericobrandão@wwf.org.br