Seminário Educação 360 terá espaços projetados para estimular posicionamento dos estudantes

Compartilhe

Um mergulho profundo no universo do ensino e da aprendizagem. Esta será a sensação de quem circular pelos ambientes montados no encontro internacional Educação 360, que acontece nesta sexta-feira e no sábado na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. Assim como a edição do ano passado, o evento realizado pelos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com prefeitura do Rio e Sesc, e com apoio da TV Globo e do Canal Futura, terá uma cenografia especialmente projetada para tornar as atividades ainda mais dinâmicas e conectadas aos temas debatidos.

Na programação estão conferências, mesas de debates e apresentação de projetos inovadores, reunindo professores, jornalistas, gestores, estudantes e pensadores como o filósofo polonês Zygmunt Bauman, além do ministro da Educação, professor Renato Janine Ribeiro. Para abrigar toda essa diversidade, foram criados sete ambientes diferentes, contando com uma área de alimentação.

A cenografia foi toda assinada pela dupla Abel Gomes e Paulo Neves. Logo na entrada, o público será surpreendido por uma intervenção artística sobre o lago artificial da Escola Sesc. Composta por 120 cadeiras escolares e 45 esculturas humanas em fibra, a instalação vai mostrar o indivíduo como integrante fundamental nas transformações possibilitadas pela educação. A ideia é exibir uma pessoa que reflita, participe e se posicione.

"Inclusão, participação e posicionamento são algumas sensações despertadas pela cenografia de cada espaço, tratados como instalações artísticas, chamando as pessoas para o questionamento", adianta Paulo Neves.

AMBIENTAÇÃO COMO MOLDURA

Para os estudos de caso que serão apresentados ao longo dos dois dias de evento, foram projetadas cinco salas temáticas conforme o universo abordado nesses locais. No espaço “Personalização: como colocar o aluno no centro", serão usados diferentes tipos de cadeiras, que remetem a variados ambientes e situações, transmitindo a mensagem de que o aluno pode estudar e aprender em qualquer lugar. Já a sala “As competências socioemocionais”, terá emoções e sentimentos traduzidos pelas expressões dos famosos emoticons, tão difundidos nas redes sociais. Esses desenhos estarão nas costas das cadeiras espalhadas pela sala.

“Tecnologia é o meio” é o tema de outro espaço, onde diversas telas ganham o ambiente, enfatizando as diferentes possibilidades e meios tecnológicos disponíveis para disseminar conteúdos hoje em dia. No ambiente “O novo professor: as novas formas de ensinar”, os chats mais usados na internet irão compor a decoração. Telas dessas conversas contarão com a inserção do próprio público, convidando-o para o debate.

A representação da abordagem colaborativa e multimídia ficará a cargo da sala “Educomunicação e educação integral”, em forma de um grande quebra-cabeça.

"Inspirada nas inúmeras vertentes da forma de educar, a cenografia vai se colocar como uma moldura para os diferentes ângulos e temáticas abordados nas palestras", resume Neves.

Fonte: Jornal O Globo, por Eduardo Vanini

 

Temas deste texto: Direitos Humanos - Educação