Evento no Rio de Janeiro comemora Dia Nacional pela Educação sem Violência

Evento no Rio de Janeiro comemora Dia Nacional pela Educação sem Violência

Compartilhe

“É possível educar sem violência?” foi a pergunta que deu o tom do evento promovido pela Rede Não Bata, Eduque no Rio de Janeiro, em razão da campanha 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência, data comemorativa dos cinco anos da Lei Menino Bernardo.

Rebeca Cassiano e Luís Eduardo, jovens mobilizadores da Rede, foram os mestres de cerimônia, e abriram o encontro apresentando um vídeo com uma mensagem especial da porta-voz da campanha, Xuxa Meneghel.

Assista: https://youtu.be/whadozeeN8U

A primeira roda de conversa teve a presença da jovem mobilizadora Vitoria Luiza, que destacou os mitos em relação à Lei Menino Bernardo e ao tema dos castigos físicos e humilhantes, lembrando de frases ouvidas nas rodas de diálogo que media na Rede.

Natasha Lauletta, advogada do Cedeca Dom Luciano Mendes/São Martinho, falou sobre a importância de um marco legal que proíbe o uso desse tipo de violência sob o pretexto de educar, bem como seu caráter pedagógico e preventivo.

Miriam Pragita, diretora da ANDI – Comunicação e Direitos e coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, apresentou o “Castigos Físicos e Humilhantes: Guia de Referência para a Cobertura Jornalística”, uma publicação da Série Jornalista Amigo da Criança, produzido em parceria com a Rede Não Bata, Eduque. Pragita comentou a respeito do silêncio do tema na esfera pública como um reflexo da naturalização da prática ainda presente na sociedade brasileira. Apresentou também exemplos de reportagens que retratam os maus tratos e o uso inadequado de termos e questionou sua abordagem.

Ao ser questionada pela plateia a respeito do uso da palmada pedagógica, a mesa ressaltou que palmada, independente da intensidade com que é praticada, é violência e não pode ser tratado como um recurso para corrigir.

Ao longo do evento, os adolescentes e jovens participantes da oficina de rádio “Educar sem Violência: Sintonize essa Frequência!” apresentaram os spots produzidos, que integraram a campanha, e contaram como foi a experiência.

Ouça:

SPOT 1: https://www.radiotube.org.br/audio-7352r07uxMtmh

SPOT 2: https://www.radiotube.org.br/audio-7352YeEnYH8bE

SPOT 3: https://www.radiotube.org.br/audio-7352jvW5Q1xjQ

As jovens Ludi-K e Yabo presentearam a plateia com uma apresentação emocionante de slam, com poesias sobre violência contra a criança, mais especificamente contra a criança negra e moradora de periferia. “Esse tema atravessa todas as crianças, mas eu faço esse recorte racial, porque eu fui uma criança negra”, explicou Ludi-K.

A segunda mesa de debates ressaltou as boas práticas relativas à Educação Positiva. A coordenadora da Rede Não Bata, Eduque, contou um pouco da trajetória da organização e citou atividades e fez um histórico da mobilização nacional pelo 26 de junho, aniversário da Lei Menino Bernardo.

Téo Cordeiro, como pai e militante da paternidade, falou sobre igualdade de gênero e não violência no processo educativo, destacando o uso de agressões como forma de afirmação de masculinidade, construída desde a infância dos meninos. Ele lembrou da Lei Maria da Penha, que proíbe a violência contra a mulher, relacionando à Lei Menino Bernardo, e criticou a violência estrutural que existe na sociedade brasileira. O discurso de Téo foi complementado com o depoimento via vídeo do fundador do portal 4Daddy, Leandro Ziotto. “Nós estamos criando nossos meninos em que o seu único recurso de resolução dos seus problemas é a violência, que é estrutural, institucional e historicamente permitida. Acho que é isso que estamos colhendo em 2019, tanto nos sistemas político, econômico, e na forma de relações humanas e sociais que estamos tendo”, ressaltou Leandro.

Sob a mediação de Maria Mostafa, coordenadora do projeto Narrativas de Paz, do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), a mesa teve a presença de Mariana Lacerda, blogueira, terapeuta ocupacional certificada em Disciplina Positiva e criadora do curso “Educar com Respeito”. “Muitas pessoas acham que criar de forma positiva, não punir, é ser permissivo, mas não é. Nós podemos encontrar o caminho do meio, um caminho de equilíbrio, que é educar com respeito”, enfatizou Mariana.

Fonte: Rede Não Bata, Eduque