Guias “Internet Segura” para crianças e educadores ganham novas versões

Guias “Internet Segura” para crianças e educadores ganham novas versões

Compartilhe

Materiais do CERT.br incluem novos passatempos, e personagens que estimulam o aprendizado de forma lúdica sobre segurança na Internet

O Dia das Crianças é uma oportunidade para celebrar a infância, brincar em família, soltar a imaginação e ampliar conhecimentos. Os Guias “Internet Segura”, do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), acabam de ganhar uma 2ª edição, com conteúdo atualizado. Um dos materiais, por exemplo, incentiva crianças de 8 a 12 anos a aprender de forma divertida os principais recursos para utilizar a rede com segurança, e o outro instrui seus pais e responsáveis à melhor forma de orientar os filhos. Ambos estão disponíveis gratuitamente no portal Internet Segura, que reúne diversas iniciativas na área: https://internetsegura.br/.

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2021, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, quase 30% das crianças ou adolescentes ajudaram seus pais ou responsáveis a fazer algo na Internet todos os dias ou quase todos os dias. “A criança tem desempenhado, cada vez mais, um importante papel enquanto multiplicadora de conhecimento, seja para os próprios pais, seja para outras crianças. Ao renovar o conteúdo do guia, estamos investindo no potencial delas de transmitir conhecimento, de forma que cada vez mais pessoas passem a usar a Internet com segurança”, ressalta Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br responsável pela publicação e uma das especialistas da pesquisa TIC Kids Online Brasil.

O que as crianças vão encontrar na 2ª edição do “Guia Internet Segura – Divirta-se a aprenda a usar a Internet de forma segura”? Novos passatempos e personagens, além de conteúdo reformulado que torna a leitura mais leve. O “backup“, “criptografia”, “autenticação” e “controle parental” passam a integrar os demais personagens da turma do bem – e todos eles estão reunidos no novo passatempo “Ligue cada herói aos seus poderes”. A turma do mal também foi reforçada, passando a contar com o scareware e stalkerware, por exemplo, além de ter sido dividida em grupos – conquistadores, mercenário, mestres da enganação, e mestres da espionagem – que buscam ampliar o entendimento do que cada um faz.

O Guia possui novas brincadeiras como “Ligar os pontos” e “Descobrir a frase”, que se somam a outros passatempos como caça-palavras, dominó, jogo da memória, jogo das sombras, labirinto, entre outros. Quer saber as respostas para cada brincadeira? Acesse o portal Internet Segura, que reúne outras atividades para crianças, como os bonecos de papel tridimensionais da turma do bem e da turma do mal: https://internetsegura.br/criancas/.

A versão do Guia Internet Segura voltada aos pais e responsáveis também teve o seu conteúdo revisitado, incluindo-se, por exemplo, a importância da verificação em duas etapas, entre outros cuidados necessários. A publicação reúne informações sobre como proteger os filhos, seja zelando pela privacidade das crianças, seja utilizando tecnologias de controle parental, um recurso adicional ao diálogo e à mediação que ajuda a proteger as crianças dos riscos na rede.

Disponíveis gratuitamente para download, os dois Guias Internet Segura podem ser utilizados por professores em sala de aula, e entidades que desejarem imprimir o material terão a possibilidade de inserir sua marca como “apoio de impressão” e colaborar no compartilhamento deste conteúdo. Confira um catálogo de todos os materiais e iniciativas de segurança na Internet do NIC.br, bem como informações sobre distribuição, licenciamento, e parceria para impressão: https://internetsegura.br/pdf/catalogo-internetsegura.pdf.

Sobre o CERT.br
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.