Mais de 5 mil custodiados e jovens do socioeducativo fazem o Enem PPL em Minas

Mais de 5 mil custodiados e jovens do socioeducativo fazem o Enem PPL em Minas

Compartilhe

Os sistemas prisional e socioeducativo em Minas Gerais iniciaram na terça-feira (10/1) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). A avaliação termina nesta quarta, 11/01.

O Enem PPL é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é gratuito e de participação voluntária.

Ao todo, 154 unidades prisionais de Minas – entre presídios, penitenciárias e Apac’s – e oito unidades de internação de adolescentes em conflito com a Lei participam da aplicação da prova, que é organizada pela Diretoria de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Sistema Socioeducativo

O exame está sendo aplicado em oito centros socioeducativos do Estado e na Apac Juvenil de Frutal.

Ao todo, 63 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa estão inscritos e fazem a prova nos dois dias de Enem.

O exame está sendo realizado nos centros socioeducativos de Passos, Uberlândia, Unaí, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni, Montes Claros, Governador Valadares e no São Jerônimo – em Belo Horizonte. Na unidade de Unaí o número de inscritos é o maior do Estado: são 18 adolescentes que tentam por meio da prova uma boa pontuação para conquistar uma vaga na graduação.

Para a subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle da Silva Cyrillo, “a realização do Enem para as pessoas privadas de liberdade é um resultado exitoso da articulação da intersetorialidade e da integração das políticas públicas necessárias à responsabilização e ressocialização do indivíduo privado de liberdade, sendo a maior delas, por excelência, a educação. Portanto, é um momento que consolida um caminho para que o adolescente possa se responsabilizar e se reintegrar de forma produtiva e positiva na sociedade, com novas oportunidades, sendo o protagonista a partir dessa oportunidade, no âmbito das políticas de privação de liberdade”.

Enem PPL

A participação no Enem PPL 2022, sob as regras especiais, é voluntária, gratuita e destinada a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O Enem PPL tem como principal finalidade a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio.

Os resultados do Enem PPL deverão possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; a utilização do Exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior; o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho e o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Fonte: Sejusp-MG