Primeiro Dia Resíduo Zero reforça ações de enfrentamento à crise global de poluição por resíduos

Primeiro Dia Resíduo Zero reforça ações de enfrentamento à crise global de poluição por resíduos

Compartilhe

Em resposta ao agravamento dos impactos do descarte de resíduos sobre a saúde humana, a economia e o meio ambiente, estabeleceu-se hoje, globalmente, o Dia Internacional do Resíduo Zero. A data incentiva a prevenção e diminuição do desperdício e promove uma mudança social em direção a uma economia circular.

“A crise do descarte de resíduos está minando a capacidade da Terra de sustentar a vida. O descarte de resíduos sólidos custa bilhões de dólares à economia global anualmente”, disse o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, em uma mensagem de vídeo sobre a data. “Ao tratar a natureza como um aterro sanitário, estamos cavando nossas próprias sepulturas. É hora de refletir sobre os custos que resíduos sólidos estão causando para o nosso planeta – e de encontrar soluções para esta grave ameaça”.

Estabelecido por meio de uma resolução da Assembleia Geral da ONU que seguiu outras resoluções sobre resíduos, incluindo o compromisso de 2 de março de 2022 da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5) para avançar um acordo global para acabar com a poluição por plásticos, o Dia Internacional do Resíduo Zero é mediado conjuntamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A data convoca todas as partes interessadas – incluindo governos, sociedade civil, empresas, academia, comunidades, mulheres e jovens – a se engajarem em atividades que aumentem a conscientização sobre as iniciativas de resíduos zero.

A humanidade gera anualmente mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais 45% são mal administrados. Sem uma ação urgente, este número crescerá para quase 4 bilhões de toneladas até 2050. Os resíduos vêm em todas as formas e tamanhos – incluindo plásticos, detritos da mineração e da construção civil, eletrônicos e alimentos. Ele afeta de forma desproporcional as populações pobres, com até 4 bilhões de pessoas sem acesso a instalações de descarte controlado.

O Dia Internacional do Resíduo Zero visa trazer à atenção do mundo esses diversos impactos dos resíduos e incentivar a ação global em todos os níveis para reduzir a poluição por resíduos sólidos e o desperdício.

“A gestão de resíduos é fundamental para superar os desafios habitacionais, a forma como administramos os desafios de saneamento de nossas cidades e, de fato, a crise climática”, afirmou a Diretora Executiva do ONU-Habitat, Maimunah Mohd Sharif. “É fundamental para melhorar a vida das pessoas em todos os lugares”.

Em sua resolução para estabelecer a data, a Assembleia Geral da ONU destacou o potencial das iniciativas de resíduos zero e convidou todas as partes interessadas a se engajarem em “atividades voltadas a aumentar a conscientização sobre iniciativas nacionais, subnacionais, regionais e locais de resíduos zero e sua contribuição para alcançarmos um desenvolvimento sustentável”.

Promover iniciativas de resíduo zero pode ajudar a avançar todos os objetivos e metas da Agenda 2030, incluindo o Objetivo Desenvolvimento Sustentável 11, de tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, de garantir padrões de consumo e produção sustentáveis.

“Precisamos agir agora”, reforçou a Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen. “Temos a experiência técnica e o ímpeto para inovar”. Temos o conhecimento – tanto científico como tradicional – para encontrar soluções para a crise do descarte de resíduos.

“O primeiro Dia Internacional do Lixo Zero é uma oportunidade real de aproveitar as iniciativas locais, regionais e nacionais para promover uma gestão ambientalmente correta dos resíduos e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescentou ela.

A Turquia, que apresentou a resolução junto com outros 105 países, está entre os líderes do movimento por resíduo zero. O país lançou seu projeto de resíduos zero em 2017, sob a liderança de Sua Excelência Emine Erdoğan, a Primeira-Dama. Às vésperas da Assembleia Geral da ONU em 2022, a Primeira-Dama da Turquia e o Secretário-Geral da ONU assinaram um documento de boa vontade para estender o projeto de resíduo zero do país e torná-lo global.

“O Projeto Resíduo Zero, que lançamos há cinco anos, é um passo importante para responder ao pedido de ajuda da natureza”, disse Sua Excelência Emine Erdoğan. “A abordagem Resíduo Zero cresceu ao longo dos anos – pessoa por pessoa, cidade por cidade e região por região – para se tornar um movimento global que se estende além das fronteiras de nosso país. Acredito sinceramente que esta data marcará o início de dias melhores para o mundo, nossa casa comum”.

Para marcar o Dia Internacional do Resíduo Zero, empresas, governos, organizações sem fins lucrativos e muitos outros estão realizando eventos no mundo tudo. Os eventos incluem sessões informativas para a comunidade, campanhas de coleta de lixo eletrônico e alimentos, desfiles de moda, exposições de fotos e conferências.

O Presidente da Assembleia Geral da ONU convocará uma reunião de alto-nível em Nova York para fornecer uma plataforma para a troca de experiências e histórias de sucesso dos Estados-Membros no desenvolvimento e implementação de soluções e tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos.

O PNUMA, inclusive através da One Planet Network, e o ONU-Habitat, realizarão campanhas e esforços conjuntos de divulgação na construção das observações do Dia Internacional do Resíduo Zero, em 30 de março de cada ano, para continuar a reunir apoio e ações sobre a importância do resíduo zero.

Participe da campanha #DiaResíduoZero – A ONU convida todas as pessoas a se unirem em torno da campanha mundial de conscientização sobre o desperdício e a geração. Baixe aqui os materiais de campanha e ajude a divulgar #DiaResíduoZero nas suas redes.

Sobre o Dia Internacional do Lixo Zero – O Dia Internacional do Resíduo Zero, realizado pela primeira vez em 30 de março de 2023 e mediado conjuntamente pelo PNUMA e ONU-Habitat, tem como objetivo conscientizar sobre a importância de ações por resíduo zero e das práticas responsáveis de consumo, produção e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para alcançar o desenvolvimento sustentável. A data pede reflexão sobre nossas práticas e a adoção de uma economia circular. Isso significa encarar a redução do uso de recursos e emissões ao meio ambiente ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos como chave para enfrentar a tripla crise planetária da mudança climática, a perda e poluição da natureza, e colocar o planeta e a humanidade em um caminho para a saúde e prosperidade.

 

Fonte: ONU Brasil

Foto: Dandora, Duncan Moore/UNEP