Aliança pela Infância realiza Semana da Infância e Cultura de Paz 2023, com o tema “Naturalizar a Paz”

Aliança pela Infância realiza Semana da Infância e Cultura de Paz 2023, com o tema “Naturalizar a Paz”

Compartilhe

A Aliança pela Infância promove, de 09 a 15 de outubro, a Semana da Infância e Cultura de Paz, que em 2023 traz o tema “Naturalizar a Paz” para guiar ações que podem ser realizadas em todo o país.

A SPAZ se materializa com ações, inspirações, experiências e mobilização coletiva sobre a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. Todas as pessoas, em qualquer lugar, estão convidadas a criar e promover atividades, iniciativas e eventos gratuitos como rodas de conversa ou brincadeiras em praças, parques, escolas ou outros espaços, alinhados à temática proposta, com autonomia, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade em textos, fotos ou vídeos e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #spaz2023 e #naturalizarapaz. Quem quiser, também pode encaminhar as informações da sua atividade para inclusão na programação do evento, através da página da Aliança pela Infância.

A carta de princípios da Aliança pela Infância afirma que as crianças precisam estabelecer viva ligação com a terra – com os animais, com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos. Alinhado com o conceito de Cultura de Paz, estabelecido pela ONU em 1997, a Aliança pela Infância realiza desde 2020 a SPAZ como contribuição para essa construção, celebrando a Semana das Crianças a partir das ações criadas e colocadas em prática por todas e todos, como na Semana Mundial do Brincar.

A SPaz é um chamado para que adultos e cuidadores pensem em naturalizar a paz no seu dia a dia, mas mais do que isso, é um convite para pensar ações e hábitos cotidianos que naturalizem a paz na vida das crianças, cultivando ambientes mais harmoniosos e menos agressivos.

SPAZ 2023 – NATURALIZAR A PAZ

De acordo com a carta de princípios da Aliança pela Infância, “a criança tem direito de sonhar e crescer seu próprio tempo, errar e ser desculpada; ser protegida da violência e da fome; ter um lar e ser abrigada; ser sustentada para que possa crescer com saúde; aprender bons hábitos; receber alimentação equilibrada”.

Ou seja, toda criança precisa ser criança em sua plenitude. Mas para isso, elas precisam que os adultos lhes dêem condições, espaço e tempo para que possam conviver harmoniosamente com a natureza – com a sua própria natureza de criança em seus quatro atos essenciais – aprender, brincar, comer e dormir (o ABCD Encantado da Infância). Esse princípio motivou a dedicar o ano à reflexão sobre o tema “Naturalizar a Paz”.

Naturalizar a paz tem a ver com a capacidade inerente à infância de sonhar o futuro, de criar novos mundos possíveis e de estar por inteiro no mundo. O desenvolvimento infantil pleno e digno está diretamente relacionado a um contexto ambiental e social mais equilibrado no qual crianças e adultos podem atuar no mundo a partir de valores de tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência e ninguém melhor do que uma criança, que teve uma experiência feliz com a natureza, para saber intuitivamente o legado que deve deixar para as crianças do futuro: – ar e água livres de poluição, árvores e florestas, parques e jardins, águas e sementes, animais e plantas, mares e rios limpos.

É preciso mudar a forma como a gente se relaciona com o planeta Terra. Todas as pessoas devem ter direito a um meio ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável e a uma vida livre de violência. Assim como a natureza também é lugar de se semear e ver crescer uma árvore, por exemplo, a cultura da paz requer igualmente a semeadura para se obter colheita. Ensinar a paz e cultivá-la num ambiente que aproxime o máximo possível a criança da natureza, é uma forma de naturalizar a paz desde a infância, no sentido mais literal e pleno de significados que se possa imaginar.

A Semana da Infância e Cultura de Paz conta com o apoio da terre des hommes – Alemanha (tdh-A).

ALIANÇA PELA INFÂNCIA

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada. A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar.

O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil.

 

Fonte: Aliança pela Infância

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.