Novembro Roxo: Ações visam sensibilizar a sociedade sobre a prematuridade

Novembro Roxo: Ações visam sensibilizar a sociedade sobre a prematuridade

Compartilhe

Com o tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a ONG Prematuridade.com dá início à campanha do “Novembro Roxo”, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, chamando a atenção da população para as causas e consequências do nascimento prematuro.

O slogan da campanha global enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos; é o que a ciência tem demonstrado por meio de diversos estudos. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as instituições que compõem a Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido (GLANCE), incluindo a ONG Prematuridade.com, que representa o Brasil nessa rede, escolheram enfatizar novamente este tema em 2023.

O Brasil é o 10º país no ranking mundial de nascimentos prematuros. Aqui, cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional, todos os anos. Gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e a desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil, segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/2021).

“O parto prematuro tem um impacto social imenso. Além do alto custo para a saúde, a prematuridade pode ter repercussões de longo prazo que afetam diretamente a saúde mental e física dos bebês e suas famílias e, consequentemente, impacta outros setores da sociedade como Assistência Social, Educação, Cidadania. Se unirmos forças com organizações da sociedade civil, governos, entidades profissionais e científicas e iniciativa privada, conseguiremos mudar esse cenário”, fala a diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.

A campanha em alusão ao “Novembro Roxo” e ao 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade de 2023, contará com uma ampla programação. Haverá encontros presenciais (caminhadas, piqueniques e palestras) por todo o Brasil, assim como ações virtuais – lives e webinários com profissionais de saúde, formadores de opinião e famílias de bebês prematuros.

O objetivo é chamar a atenção sobre o assunto e debater estratégias para mudanças positivas no cenário do parto prematuro nacional. Nas atividades programadas, estão confirmadas as participações de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e de outras importantes instituições no contexto da prematuridade, além de celebridades, pais e familiares de prematuros e profissionais de saúde.

Também haverá uma audiência pública na Câmara dos Deputados e o lançamento de uma revista especial da Turma da Mônica trazendo a temática da prematuridade. Somando às ações online e offline, monumentos, estádios de futebol e prédios públicos, como o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, serão iluminados na cor roxa, a cor-símbolo da causa.

Programação:

  • 01/11: 4° Webinar Científico de Abertura do Novembro Roxo, às 15h, no Youtube, Facebook e LinkedIn;
  • 04/11: 4° Ciclo de Palestras para as Famílias, às 15h, no Youtube e Facebook;
  • 06/11: Ação na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), com lançamento da Revistinha da Turma da Mônica sobre Prematuridade, às 16h30, no Auditório Paulo Kobayashi;
  • 07/11: Ação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC)
  • 11/11 e 12/11: 4° Virada Cultural Online da Prematuridade, às 17h, no Youtube (24h de programação);
  • 17/11: Maratona de lives do Dia Mundial da Prematuridade, iniciando às 08h, no Instagram, Youtube, Facebook e LinkedIn;
  • 19/11: Caminhadas, piqueniques e outros encontros presenciais, a partir das 10h;
  • 22/11: Audiência Pública na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados (Brasília), às 16h30, formato híbrido.
  • 24/11 e 25/11: 3° Evento online da Liga Indisciplinar da ONG Prematuridade.com, das 19h às 21h na sexta, e das 8h às 13h no sábado, no Youtube e Facebook.

 

Fonte: Prematuridade.com

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.