Qual o papel das plataformas digitais nas atuais lutas políticas e sociais? Esse e outros questionamentos o DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia propõe debater em seu primeiro curso presencial, intitulado “Plataformas e Democracia: quando o Capital dá o tom e os Algoritmos, o compasso”, realizado em parceria com o projeto de Obscom-Plataformas, do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM-UFS), com financiamento da FAPESP.

O curso será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, no auditório do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, em Brasília (DF). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente, pois as vagas são limitadas. Aberto a todas e todos interessados, o evento tem como público-alvo especialmente jornalistas, militantes de movimentos sociais e sindicais, integrantes de organizações da sociedade civil, estudantes e pesquisadores/as. Serão emitidos certificados de participação no curso.

A programação será aberta, no dia 17, com o painel “A disputa política em meio à plataformização da vida”. No sábado, 18, serão discutidos os seguintes temas: “Plataformas e sistemas algorítmicos: água no moinho da extrema direita” e “O cenário internacional da regulação de plataformas”. Também haverá momento dedicado ao diálogo coletivo sobre os impactos das questões abordadas nas mesas no cotidiano das organizações e da população em geral. No domingo, 19, caminhos possíveis para a afirmação de direitos serão discutidos. Em um primeiro momento, “Brasil: regulação: amarras, desafios e saídas”, depois “Rupturas e recriação: caminhos para a soberania tecnológica”.

As grandes plataformas digitais são atores políticos e econômicos de extrema relevância no cenário atual, cujos interesses incidem diretamente na configuração das relações entre os países e nas lutas políticas e sociais locais. As constantes interferências desses grupos em processos eleitorais e no debate público, como visto, no Brasil, por ocasião da discussão sobre o Projeto de Lei 2.630, ilustram seus impactos para as democracias. Diante disso, o curso tem por objetivo oferecer uma discussão atualizada sobre poder e comunicação, considerando antigos e novos desafios, como a configuração de monopólios e a operação opaca a partir de algoritmos, que viabilizam novas formas de exercício de poder.

“Essa situação tem gerado proposições de regras e outras saídas que levem à reconfiguração da internet, com vistas à democratização de fato das tecnologias e ao aproveitamento de seu potencial pelos mais diversos setores. Trata-se de uma agenda atual que consideramos importante ser debatida entre jornalistas, acadêmicos e militantes de movimentos sociais e sindicais para fortalecer as lutas relacionadas aos direitos humanos e à democracia, no cenário atual de digitalização do espaço público”, afirma a entidade.

O curso “Plataformas e Democracia: quando o Capital dá o tom e os Algoritmos, o compasso” propõe também discutir práticas de comunicação, considerando limites e possibilidades de intervenção política nas mídias digitais, detalhar a regulação das plataformas na América Latina e na União Europeia, bem como refletir sobre as relações transversais com outros temas, entre os quais o trabalho no jornalismo, a produção de tecnologias comunitárias e o ativismo digital.

Confira aqui a programação.

 

Compartilhe

Período:

17/11/2023 até 19/11/2023, 09:00 às 21:30

Local:

Auditório do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, em Brasília (DF)

Promoção:

DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia