Mídia e Poder: Representações Simbólica do Autoritarismo na Política

(2001)

Autor(es):

Fábio Piva Pacheco

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A dissertação que se segue, tem como objetivo geral, demonstrar como a mídia se tornou um instrumento de produção de imaginários políticos no mundo contemporâneo. A lógica de mercado, e os recursos de marketing, objetivam fabricar e vender, através de sofisticadas
técnicas de “fazer crer”, um produto político que está fortemente vinculado ao imaginário de seus consumidores. A desigual distribuição desses instrumentos de produção de uma representação do mundo social, provocaram uma nova desigualdade política no mundo contemporâneo. Os que possuem tais instrumentos, manipulam os imaginários políticos e provocam a exclusão daqueles que não o possuem, causando um profundo retrocesso nas práticas democráticas modernas. A disputa pelo controle das emissoras de TV, desde a década de 60, em Uberlândia, e a análise das representações e símbolos fabricados pelos segmentos de caráter autoritário nos anos 80, se configuraram como o objeto de investigação central desse trabalho, para demonstrar o quanto estes instrumentos se tornaram fundamentais e indispensáveis na prática política.

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