71% das escolas de Educação Infantil e Fundamental I não falam sobre igualdade racial com as crianças, diz estudo
Igualdade racial nas escolas: apesar das famílias e das instituições reconhecerem a importância da pauta, pouco ainda é abordado no dia a dia escolar
Conversar sobre temas como o antirracismo e a diversidade com as crianças desde os primeiros anos da escola é essencial para que elas cresçam sabendo a importância da inclusão, da equidade e de combater o preconceito. Entretanto, 71% das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I não falam sobre igualdade racial com as crianças. Desde 2003, a Lei 10.639/03 obriga que os colégios públicos e privados no Brasil incluam em seus currículos o ensino de história e cultura afro-brasileira. Mas, na prática, não é isso que acontece, segundo estudo do Instituto Alana, feito com 1.187 Secretarias Municipais de Educação.
“As escolas, enquanto instituições, estão preparadas para lidar com esse assunto. Só que não é só uma questão de preparo, é também do compromisso de querer, de fato, trabalhar essa pauta”, explica a professora Lucimar Rosa Dias, da Universidade Federal do Paraná, e coordenadora do ErêYá – Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-Raciais (PR).
Pais apoiam o debate
Cerca de 90% dos adultos concordam que temas como discriminação racial e racismo sejam abordados em sala de aula, desde a infância. Um estudo das ONGs Cenpec e da Ação Educativa, feito com mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos, mostrou que a ampla maioria acredita que, sim, esses também são assuntos de criança. Mas ainda que existam legislações — como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — que apoiam a valorização de pautas étnico-raciais, nem sempre esse tipo de debate é colocado em prática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, como mostra o estudo do Instituto Alana.
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