Escolas de educação infantil recebem livros e bonecos com temática afro-brasileira e indígena

Veículo: Brasil de Fato - BR
Compartilhe
Escolas de educação infantil
Foto: Tamires Moraes

Escolas nos municípios de Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Guaíba terão, a partir desta terça-feira (4), o Nosso Cantinho da Leitura. O projeto que distribui 50 livros com a temática afro-brasileira e indígena em instituições públicas de educação infantil já contemplou escolas em diversas cidades gaúchas e conta também com formação para os professores dos municípios.

Na cidade de Barra do Ribeiro, pela manhã, serão contempladas a Escola Municipal Fernando Hoff, no bairro Mate Doce, e a Escola Municipal João Evangelista Pinos, no bairro Passo Grande. Em Eldorado do Sul, recebe o kit a Escola Municipal La Hire Guerra, no bairro Sans Souci.

O município de Guaíba receberá mais dois cantinhos. A primeira entrega do dia na cidade será na Escola Municipal Evaristo da Veiga, às 13h30, com a presença da secretária de Educação Magda Ramos. A segunda entrega acontece na Escola Municipal Darcy Berbigier, no bairro Alvorada, às 14h.

Além de receberem uma caixa com 50 exemplares de livros de autores afro-brasileiros e indígenas, as escolas ganharão dez bonecas de pano de personagens variados, produzidas pela Rosas Negras, empresa que produz bonecas e bonecos de pano negros. O intuito é estimular a leitura dos pequenos e celebrar a diversidade, criando uma maior interação entre alunos e professores, proporcionando leituras que tragam representatividade.

O projeto teve seus dois primeiros cantinhos da leitura entregues na cidade de Guaíba, no dia 6 de junho. A coordenadora do projeto Cristiane Ostermann conta da felicidade que foi a experiência dessas primeiras entregas, não só para as crianças, mas dos professores. “Percebemos o quanto eles estão cientes da importância da gente oferecer essa literatura afro-brasileira e indígena para as crianças, da importância que o projeto tem no sentido de celebrar a vida”, conta.

Sobre o projeto

Nosso Cantinho da Leitura é uma iniciativa para fomentar a leitura na primeira infância e trazer representatividade, que as escolas tenham espaços de troca de professor e aluno e que os pequenos possam se identificar com os personagens dos livros. Ao todo serão 40 cantinhos entregues.

Os outros municípios contemplados pelo projeto são: Arroio dos Ratos, Pantano Grande, Mariana Pimentel, Guaíba, Minas do Leão, Encruzilhada do Sul, Candiota, Pinheiro Machado, São Jerônimo, Rio Pardo, Cristal, Piratini, Charqueadas, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel, Tapes, Lavras do Sul, General Câmara, Santana da Boa Vista, Camaquã e Canguçu.

A iniciativa tem como propósito distribuir 50 títulos para cada instituição, que priorizem as temáticas afro-brasileira e indígena e colaborem para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicoraciais, que trazem a obrigatoriedade da presença desses temas nos currículos escolares.

Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Nosso Cantinho da Leitura conta com o patrocínio da CMPC e tem como objetivo colaborar com a diversidade do acervo literário de escolas públicas ou centros municipais de Educação Infantil e fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.

Formação de professores

Além dos materiais, a iniciativa também vai contar com formação online para professores dos municípios contemplados, além de conteúdos de contação de histórias gravados por autores de diversas regiões do Brasil. Os encontros têm como intuito que os professores possam conhecer em detalhes os títulos do acervo e a importância do tratamento desses temas e, ainda, tenham acesso a sugestões de atividades para qualificar a experiência com seus alunos. O objetivo é que os alunos conheçam a diversidade, se sintam representados e tenham a convicção de que todos e todas podem contar suas histórias.

 

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.