Mais da metade das crianças ucranianas usa drogas devido à guerra

Veículo: Metrópoles - DF
Compartilhe

Levantamento produzido pela organização não governamental (ONG) World Vision mostra uma das mais cruéis faces da guerra na Ucrânia, prestes a completar um ano nesta sexta-feira (24/2). A pesquisa descobriu que 51% das crianças ucranianas fumam ou usam outro tipo de droga como forma de lidar com os efeitos do conflito.

Na faixa etária de 14 a 17 anos, o dano é ainda maior: 77% dos ouvidos admitiram usar entorpecentes. A coleta das informações foi feita em dezembro de 2022 e ouviu 457 pessoas entre 9 e 17 anos nas cidades de Kherson, Kharkiv e Dnipro.

De acordo com o diretor de Resposta à Crise na Ucrânia da World Vision, Chris Palusky, as crianças do país já estavam expostas a entorpecentes antes da invasão russa no país. Mesmo antes da escalada, em fevereiro passado, quase uma em cada cinco crianças no leste da Ucrânia fumava ou usava drogas sintéticas para lidar com o constante estresse advindo da violência, [da necessidade de] deslocamento e de famílias separadas.

“O fato de quase 80% de os adolescentes agora pensarem que seus colegas recorreram ao tabaco e outras drogas para lidar com isso é extremamente alarmante”, destacou.

A pesquisa também identificou que 47% das crianças ouvidas tiveram as casas danificadas. Boa parte delas precisou deixar os lugares em que viviam e procurar abrigos mais seguros.

“As crianças estão lutando para lidar com trauma após trauma”, explicou Palusky. “Com base nas experiências de outras crianças e famílias afetadas pelo conflito, podemos esperar que mais de 1,5 milhão de crianças na Ucrânia desenvolvam depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, transtorno bipolar ou esquizofrenia como resultado de suas experiências durante a guerra.”