Número de crianças brasileiras de 6 a 8 anos que já usa a internet dobra em uma década e supera 80%, indica pesquisa

Veículo: O Globo - RJ
Compartilhe

O número de crianças brasileiras de 6 a 8 anos que de alguma forma já faz uso da internet dobrou entre 2015 e 2024 — passando de 41% para 82% dessa população. Nas camadas mais ricas da sociedade, as classes A e B, esse patamar chega a 97%, aponta uma nova pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br). Os dados mostram ainda que as crianças estão ganhando celular cada vez mais novas: também dobrou o número de brasileiros de 6 a 8 anos que já possuem seu próprio aparelho, saltando de 18% para 36%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, data marcada pelo Dia da Internet Segura no Brasil. O levantamento foi produzido a partir das bases de dados das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Domicílios, referentes ao período de 2015 a 2024.

O estudo estima que esse cenário ainda é subestimado. O dado foi colhido perguntando para os adultos da casa se as crianças utilizam internet, mas as “evidências mostram que eles tendem a subestimar o uso da Internet” pelos menores de idade.

“O contato cada vez mais precoce com as tecnologias digitais levanta novas perguntas sobre o comportamento das crianças e dos pais ou responsáveis em relação às telas no contexto domiciliar, especialmente diante das mudanças nas normas de uso dos telefones celulares no contexto escolar”, diz o estudo.

Crianças on-line

Uso de internet

2015

  • 0 a 2 anos – 9%
  • 3 a 5 anos – 26%
  • 6 a 8 anos – 41%

2024

  • 0 a 2 anos – 44%
  • 3 a 5 anos – 71%
  • 6 a 8 anos – 82%

Possui seu próprio celular

2015

  • 0 a 2 anos – 3%
  • 3 a 5 anos – 6%
  • 6 a 8 anos – 18%

2024

  • 0 a 2 anos – 5%
  • 3 a 5 anos – 20%
  • 6 a 8 anos – 36%
Encontro debaterá internet no Brasil

Agentes públicos e privados se reunirão em São Paulo (SP), nestas terça (11) e quarta-feira (12), durante o “evento-hub” do Dia da Internet Segura no país, organizado por Safernet Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Os dados de crianças on-line também serão debatidos.

Outro destaque será a divulgação das estatísticas de 2024 dos canais de denúncia e de ajuda da Safernet Brasil, que atua no enfrentamento a crimes e violações aos Direitos Humanos no ambiente online.

A programação contará ainda com lançamentos, palestras, mesas de debate e painéis sobre temas, como cidadania digital na educação básica, desafios da era digital para a juventude e enfrentamento à violência sexual online contra crianças e adolescentes. Participarão do evento representantes dos governos brasileiro e do Reino Unido, do Ministério Público Federal, da UNICEF, das plataformas Meta, Tik Tok, Google e YouTube, entre outros convidados.

O encontro tem inscrições gratuitas e pode ser acompanhado presencialmente ou por meio do canal do NIC.br no YouTube e pela página da SaferNet no Facebook.

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.