“O Brincar que encanta o lugar” é o tema da Semana Mundial do Brincar 2016

Veículo: RNPI - BR
Compartilhe

A Aliança pela Infância, comemorando seu 15º aniversário este ano, anuncia a 7ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB), grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, a iniciativa acontece de 22 a 28 de maio, promovendo brincadeiras, palestras, debates e mobilizações.

O objetivo da Semana Mundial do Brincar é explorar ao máximo o brincar, sob todas as formas, incentivando para que ele tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias. Com essa proposta, a Aliança pela Infância também defende que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, dando espaço e tempo para as crianças exercerem o brincar livre.

Organizações públicas e privadas, indivíduos e grupos voluntários podem participar da Semana Mundial do Brincar, tomando para si a responsabilidade de proporcionar às crianças uma infância plena, cheia de brincadeiras. Todas as ações devem ser gratuitas e valorizar a união de pessoas de idades e culturas diferentes.

O tema da 7ª edição da Semana Mundial do Brincar, “O Brincar que Encanta o Lugar”, vem provocar também uma reflexão sobre o poder que as crianças têm de encantar os lugares em que o brincar acontece.

Para dar luz a esse brincar, que é fonte de prazer, aprendizado e troca de saberes e que respeita a cultura da infância como parte da sua própria essência, a Aliança pela Infância preparou o Guia da Semana Mundial do Brincar. Seu objetivo é apresentar textos reflexivos e sugestões práticas, a fim de inspirar educadores, pais, gestores públicos, agentes comunitários e todos os adultos que queiram envolver-se na aventura espacial deste brincar livre e criativo das crianças.

O guia traz várias dicas para inspirar a realização de atividades, abordando aspectos como o “Brincar na Rua”, “Brincar na Praça”, “Brincar em Casa”, “Brincar na Escola” e “Brincar na Natureza”, e está disponível no site da Aliança pela Infância (http://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/04/GuiaSMB_final.pdf).

Como afirma Ute Cramer, educadora comunitária e uma das fundadoras da Aliança pela Infância, no texto que integra o guia, “Com esta atividade criadora (do brincar) a criança reencanta o mundo ao seu redor, e  nós adultos aprendemos a nos maravilhar, de novo, com a vida”. Para ela, o brincar ajuda a criar um alicerce de vida estável para cada criança, e essa é a nobre  meta da Aliança:  “Aliançar pessoas e organizações que constroem juntos este fundamento do ser da infância”.

Sobre a Semana Mundial do Brincar (SMB) – A Semana Mundial do Brincar (SMB), promovida pela Aliança pela Infância conta com o engajamento de seus 32 núcleos brasileiros com o objetivo de difundir a importância do brincar. Realizado desde 2009, o evento é uma extensão do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a SMB conta com a parceria institucional da organização Terre des Hommes e o apoio oficial de OMO, em seu movimento #LivreParaDescobrir.

Além das atividades lúdicas, durante a SMB também são realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações para fomentar reflexões sobre o brincar na infância. Várias organizações já se engajaram na SMB 2016 e promoverão atividades. O SESC terá uma programação especial em todo estado de São Paulo.

No site da Aliança pela Infância (www.aliancapelainfancia.org.br) é possível conferir alguns destaques de programação. Em 2015, cerca de 200 mil pessoas participaram da SMB em todas as regiões do Brasil. Foram realizadas atividades em 178 municípios de 23 Estados brasileiros.

Sobre a Aliança pela Infância – Trata-se de um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. A organização atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.

Na Semana Mundial do Brincar, seu papel é articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.

Curta a página da Aliança pela Infância no Facebook e acompanhe as novidades sobre a SMB 2016: www.facebook.com/aliancapelainfancia.