Semana do Bebê acontece em Brasília até o dia 2 de julho

Veículo: Secriança - DF
Compartilhe

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) realiza, entre os dias 24 de junho e 02 de julho, a Semana do Bebê 2017. O evento busca promover a mobilização e o debate pelos direitos das crianças na primeira infância, gestantes e mães. Concentrado no tema do desenvolvimento infantil, o evento conta com diversas atividades que debaterão os cuidados com o desenvolvimento integral do bebê durante seus primeiros anos de vida.

Este é o segundo ano em que a Secriança realiza a Semana do Bebê, iniciativa nacionalmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que acontece em diversos municípios do país há mais de dez anos com a intenção de incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece as crianças e, com isso, melhorar os serviços oferecidos. No Distrito Federal, a Semana do Bebê integra as ações do Programa Criança Candanga.

A solenidade de abertura da Semana do Bebê aconteceu no dia 24, no Parque da Cidade, com mamaço, contação de histórias e práticas integrativas.

“Ano passado trouxemos essa temática dentro das comemorações do mês da criança, mas para este ano queremos ainda mais destaque aos direitos da Primeira Infância, por isso fazemos agora, em junho, quando trataremos apenas desse tema”, diz o secretário da Criança, Aurélio Araújo. Segundo ele, é necessário debater, sensibilizar e falar sobre os direitos desta fase da vida para que a comunidade se atente para tão importante causa.

O evento é organizado pela Secriança e pelo Comitê Distrital da Primeira Infância, em parceria com a rede de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, formada por secretarias de Estado, como a de Educação que tem calendario de atividades nas Escolas Publicas e conveniadas, além do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), o poder Judiciário, o Ministério Público e organizações da sociedade civil.

Segundo a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Perla Ribeiro, a Semana do Bebê é um importante instrumento de sensibilização e formação para os direitos da primeira infância, fase primordial para o desenvolvimento pleno e saudável da criança.

Primeira Infância – A Primeira Infância é o período compreendido entre a gestação e os 6 anos de idade. Até o sexto ano de vida a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo, assim, nessa fase, meninas e meninos necessitam de atenção integral que garantam seus direitos a sobreviver, se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e protegida de doenças.

Segue abaixo programação completa.

Dia 27/06 – Oficina Ato de Tocar em Família
Oficina de Shantala desenvolvida pela Instituição Casa de Ismael para a comunidade, mães e bebês.
Horário: 15h
Local: Auditório da Casa de Ismael, instituição localizada na 913 norte – Asa Norte – Brasília – DF.

 

Dia 28/06 – Atividade de Formação sobre Desenvolvimento Infantil
Atividade desenvolvida pela Secretaria de Educação para os profissionais da rede de atendimento.
Horário: 8h às 18h
Local: As atividades serão organizadas em todas as Regionais de Ensino do DF. Verifique no site da Secriança o local mais próximo da sua residência.

Dia 28/06 – Oficina de Shantala
Atividade desenvolvida pela CIJ/Vara da Infância e Juventude do DF para cuidadoras das Casas de Acolhimento Institucional.
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Lar Bezerra de Menezes – QNN 05 – conjunto M – casa 16 – Ceilândia Norte/DF

Dia 30/06 – Oficina Crescer sem Violência
Oficina sobre Enfrentamento a Violência Sexual contra crianças desenvolvida pelo Canal Futura para os profissionais da rede de atendimento (inscrição prévia)?
Horário: 8h às 17h
Local: EGOV

 

Dia 01/07 – Cine Debate, promovido pelo Programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana.
Exibição do filme o Começo da Vida, filme de Estela Renner, seguido de debate sobre parentalidade e infância.
Horário: 10:30h
Local: Teatro do CCBB

Exibição do filme Terreiros do brincar, filme de Renata Meirelles e David Reeks, seguido de debate sobre o brincar coletivo em manifestações culturais populares.
Horário: 14h
Local: Cinema do CCBB

Roda de Amamentação promovido pelo Instituto Ashtar. Serão tratados temas como apojadura, colostro, mastite, leite gordo x leite fraco, pega correta, mamilo invertido, concha, chupeta, mamadeira, bomba elétrica/manual, e muitos outros termos relacionados à Amamentação. 
Hora: 10h às 12h
Local: Parque Olhos Dágua (quiosque perto da Administração do Parque).
Caso o quiosque esteja ocupado iremos nos reunir no gramado. Contaremos com a presença de Lívia Minatel que é enfermeira, sócia proprietária da Livre Maternagem, pós-graduada em Acupuntura Sistêmica e, atualmente, cursa especialização em Aleitamento Materno.
Leve suas dúvidas para serem abordadas e compreenda por quê amamentar deve ser um processo natural. Afinal, somos mamíferos!
Se você tem um relato bacana sobre a amamentação, com seus desafios e conquistas, você pode compartilhar conosco!
Traga sua canga ou tapetinho e um lanche para compartilharmos, se possível!
Não esqueça sua garrafinha de água!

Dia: 02/07 – Roda de meditação de leituras para bebês, musicalização estações sensórias.
Promovido
pelo Grupo Histórias no Parque
Horário: 9:30h às 12h
Local: Parcão EQS 104/105

Jardins da Infância: Contação de histórias e oficinas de brincadeiras tradicionais, futebol, compostagem e alimentação saudável
Para os adultos, rodas de conversa sobre Parto, Maternagem, Paternidade, Crianças com alergia alimentar, Amamentação, Desenvolvimento Infantil, Convivência Familiar, Educação Inclusiva, Direito à cidade e Gênero e Diversidade.
Horário: 14h às 19h
Local: Gramado do CCBB