Childhood Brasil forma jovens mobilizadores para prevenção de violência sexual em Pernambuco

Compartilhe

Formar estudantes capazes de divulgar informações e conscientizar adolescentes e crianças nas escolas e em sua comunidade sobre como prevenir o abuso e a exploração sexual infantojuvenil é o objetivo do curso promovido pela Childhood Brasil em Pernambuco.

Foram selecionados 70 alunos, de 14 a 17 anos, de escolas públicas de sete municípios do litoral sul do estado (Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, Tamandaré e São José da Coroa Grande). Eles frequentarão as aulas e os encontros presenciais e a distância do curso, com duração de dois anos. “A relevância social da formação está no envolvimento de adolescentes numa perspectiva de autoproteção, bem como na sensibilização para pautar a temática junto aos seus pares e na comunidade”, afirma Madalena Fucks, uma das gestoras do projeto.

Os estudantes de cada município vão elaborar, em fevereiro de 2012, um plano com ações a serem desenvolvidas na escola e na comunidade, com acompanhamento de profissionais da Childhood Brasil e do Coletivo Mulher Vida. Eles terão todas as despesas pagas com deslocamento, alimentação e material didático.

O conteúdo do curso terá como eixos temáticos: direitos humanos, cidadania, sexualidade e participação. As atividades serão desenvolvidas por meio de dinâmicas e técnicas que favoreçam a integração e a construção coletiva do conhecimento. Teatro, dinâmicas de grupo, pesquisa e ação, produção de textos e vídeos fazem parte dos recursos metodológicos utilizados no processo de formação.

O I Encontro dos Jovens Mobilizadores do curso foi realizado em 3 de dezembro de 2011, no município de Rio Formoso, em Pernambuco. O “Curso de Formação Participativa para Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Litoral Sul de Pernambuco” é uma das atividades previstas para a ação de mobilização comunitária do Projeto Turismo e Proteção à Infância, realizado pela Childhood Brasil em parceria com a Plan Brasil e Coletivo Mulher Vida.

(Fonte: Childhood Brasil)

Temas deste texto: Abuso Sexual - Exploração Sexual