Comitê lança edital para o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Os interessados podem se inscrever no período de 22 de dezembro de 2011 a 30 de março de 2012.

Podem concorrer ao Prêmio pessoas físicas ou jurídicas que têm contribuído com a causa da infância no Brasil, nas seguintes categorias: Boas Práticas; Produção de Conhecimento; Cidadania; Protagonismo de Crianças; e Adolescentes e Responsabilidade.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail premioneidecastanha@gmail.com.

O Prêmio será concedido aos vencedores durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

Neide Castanha
O prêmio recebe o nome de uma das maiores expressões da luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Neide Castanha esteve presente na mobilização pelo Estatuto da Criança e Adolescente, na formulação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o que depois resultou na criação Comitê Nacional, no qual esteve a frente até a data de seu falecimento, em 2010. Neide também foi uma das fundadoras do Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria). Por sua atuação, Neide recebeu diversas homenagens sendo a última, post mortem, o Prêmio de Direitos Humanos 2010, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Mais informações:
Karina Figueiredo
Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
(61) 3347-8524
comitenacional@terra.com.br