Estudo da ONU mostra que 87% da população mundial tem acesso a água potável

Compartilhe

Entre 1990 e 2008, a proporção da população mundial com acesso a água potável subiu de 77% para 87%. Se o progresso seguir nesse ritmo, o mundo deve alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de reduzir pela metade a proporção da população sem acesso a água potável até 2015. No entanto, cerca de 670 milhões de pessoas podem continuar expostas a condições precárias deste recurso natural em 2015.

Esses dados fazem parte do novo estudo “Equidade, Segurança e Sustentabilidade da Água Potável” realizado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A boa notícia é que quase 1,8 bilhão de novas pessoas têm acesso a água. A má notícia é que os mais pobres e marginalizadas estão sendo deixados para trás”, disse o Diretor Adjunto e Chefe de Água e Saneamento do UNICEF, Sanjay Wijesekera.

O estudo mostra que, globalmente, mesmo com os avanços na utilização de água canalizada nas áreas rurais de países em desenvolvimento (de 21% em 1990 para 31% da população em 2008), mais de oito a cada dez pessoas sem acesso a água potável moram em regiões rurais desses países. Já nas áreas urbanas, o progresso foi de 71% para 73% no mesmo período.

(Fonte: ONU Brasil)

Temas deste texto: Desenvolvimento Sustentável - Saúde