Fundação Abrinq inaugura Espaço Seguro na Favela do Moinho atingida por incêndio

Compartilhe

A organização irá instalar o Espaço, onde crianças podem compartilhar experiências, aprender e expressar sentimentos ao mesmo momento que reconstroem suas vidas

No dia 28 de dezembro de 2011 , a Fundação Abrinq – Save the Children inaugurou, em parceria com a Municipal de Assistência Social, um Espaço Seguro para 30 crianças (de 2 a 13 anos) no Clube Escola Raul Tabajara, abrigo oficial das famílias atingidas pelo incêndio na Favela do Moinho, na região central de São Paulo.

O espaço contará com dois educadores da Secretaria e será equipado com brinquedos e materiais pedagógicos doados pela Fundação Abrinq.“No local oferecemos todas as condições adequadas de higiene, com banheiros, chuveiros, alimentação, e distribuímos as doações de forma organizada”, explica Ângela Eliana de Marchi, coordenadora de assistência social da Secretaria.

Os Espaços Seguros são ambientes protegidos, criados após uma emergência, onde crianças podem participar de atividades organizadas com o objetivo de jogar, compartilhar experiências, aprender e expressar sentimentos ao mesmo momento que reconstroem suas vidas.

Além da instalação destes Espaços, se for necessário, a Fundação Abrinq – Save the Children irá mobilizar parceiros para fazer a doação de produtos de higiene, fraldas, leite, roupas de crianças e bebês, mamadeiras e brinquedos.

Incêndio
De acordo com levantamento da Defesa Civil foram afetadas 1.500 pessoas pelo incêndio. Já o número de crianças é incerto, mas num primeiro diagnóstico a equipe estima que sejam 200. Parte dos atingidos está abrigada em locais não oficiais sob o viaduto Orlando Murgel, no depósito da Escola de Samba Leandro de Itaquera, e no galpão da Escola de Samba 1ª da Aclimação. Em resposta à emergência ocorrida, a Fundação Abrinq – Save the Children entrou em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social para implantar Espaços Seguros, em parceria com o poder público, no Clube Escola Raul Tabajara, Centro Esportivo Municipal utilizado como abrigo oficial das famílias afetadas pelo incêndio que se localiza a 2 km do local atingido.

Mais informações para a imprensa:
Raul Campos (Fábrica de Palavras)
raulcampos@fabricadepalavras.com.br
(11) 3014-9826
(11) 7754-8283