Inmetro lança vídeo para ensinar pais a usarem cadeirinhas infantis de forma correta

Compartilhe

O Inmetro lançou um vídeo de conscientização na TV Inmetro, no YouTube, para reforçar a importância do uso da cadeirinha infantil em veículos. O primeiro vídeo da série "Faça Certo" tem como tema o uso do dispositivo de retenção para crianças (cadeirinha de bebê), e traz a opinião de especialistas sobre a importância da utilização do aparelho dentro dos padrões de segurança, além de ensinar a maneira correta de posicionar o bebê.Com o início das férias escolares, quando o fluxo de automóveis nas rodovias se intensifica, os pais devem redobrar a atenção no deslocamento seguro das crianças. “Desde a escolha pelo modelo, com selo de identificação da conformidade, ao manual de instruções de cada modelo”, resume Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.

De acordo com estatísticas divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal em outubro, o número de mortes de crianças de até 7 anos nas estradas caiu 41,18% no primeiro semestre de 2011, em comparação ao mesmo período em 2010. Segundo relatório, um dos principais responsáveis pela redução é o uso dos dispositivos de retenção infantil, certificados compulsoriamente pelo Inmetro em 2007, para transporte veicular de crianças até 7 anos e meio de idade. O item tornou-se obrigatório em carros de passeio desde setembro de 2010.

Segundo especialistas americanos, a utilização das cadeirinhas pode reduzir em até 71% o risco de morte em casos de acidentes ou desaceleração repentina do carro. Com base na Resolução nº 227/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), crianças de até 1 ano de idade devem usar o bebê conforto ou assento conversível voltados para o vidro traseiro; de 1 a 4 anos, a obrigatoriedade é em relação à cadeirinha; de 4 a 7 anos e meio, a criança deve ser acomodada em um assento de elevação ou booster; e a partir de 7 anos e meio, fica permitido o uso do cinto de segurança no banco traseiro. Cabe ao Contran fiscalizar e multar os veículos em situação irregular.

Existem atualmente cerca de 90 modelos de cadeirinha, assento de elevação ou bebê conforto, entre importados e nacionais, certificados. Antes de comprar o acessório, os pais devem levar em consideração o peso e a altura da criança. Há dispositivos de retenção que podem ser usados por crianças de até 10 anos, aproximadamente.

O Inmetro alerta aos pais que, ainda que os dispositivos tenham sido avaliados e tenham apresentado desempenho satisfatório, a instalação adequada é fundamental para diminuir as consequências de choques dos veículos. Por isso, obedecer as instruções fornecidas pelos fabricantes é essencial. Para veículos que dispõem de cinto de segurança de dois pontos – que é proibido em grande parte do mundo –, os dispositivos de retenção infantil existentes no mercado são inadequados, ou seja, não são seguros.

Assista a série de vídeos "Faça Certo" na página www.youtube.com/tvinmetro.

Fonte: Inmetro

Temas deste texto: Pais e filhos - População