Rio de Janeiro sedia em fevereiro workshop sobre jornalismo investigativo e violência urbana na América Latina

Compartilhe

Jornalistas e editores com experiência em reportagem investigativa são convidados a participar no próximo mês do Seminário e Workshop sobre jornalismo investigativo: Segurança e vida cotidiana nas grandes cidades da América Latina. O encontro será realizado pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e pela Open Society Foundations, com o apoio do Canal Futura. O encontro será realizado de 28 de fevereiro a 3 de março.

A violência e insegurança urbana são problemas complexos e persistentes na América Latina, agravados pela forte influência do crime organizado. Por isso, esses temas requerem uma  aprofundada investigação por parte dos jornalistas.

Durante dois dias, o seminário especializado vai promover a troca de experiências entre jornalistas, especialistas internacionais, representantes do governo e líderes de organizações sociais. O objetivo é analisar o papel do jornalismo como uma ferramenta para diagnosticar os efeitos que a insegurança urbana causa no desenvolvimento da região.

No encontro, jornalistas e editores também serão estimulados a discutir, a partir da perspectiva jornalística, as técnicas de pesquisa úteis para a cobertura dessa temática.

O seminário-workshop será conduzido por dois professores da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano com vasta experiência em jornalismo investigativo na região: Monica Gonzalez, diretora do Centro de Investigación e Información Periodística (Ciper) e correspondente do jornal Clarín da Argentina, no Chile; e Cristian Alarcón, cronista, coordenador e editor geral de la Red de Periodistas Judiciales Latinoamericanos, Cosecha Roja.

As inscrições para o workshop custam R$ 400 USD. Paralelamente, a CAF, a Open Society Foundations e o Canal Futura oferecerão aos participantes:

• alojamento no Rio de Janeiro todos os dias do workshop, em acomodação dupla;

• seguro de saúde internacional durante todos os dias do workshop para jornalistas de fora do Brasil;

• reembolso de 50% do valor do bilhete até um máximo de US $ 450 para participantes de fora do Brasil e de US $ 200 para participantes brasileiros;

• Lanches e almoços de trabalho durante todo o dia;

• materiais de trabalho.

Para realizar inscrição e obter mais informações sobre o seminário e workshop, acesse a página da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano.