YouTube lança versão educativa para escolas

Compartilhe

O YouTube lançou uma nova versão para ser usada por escolas, o YouTube For Schools. A ideia é oferecer uma plataforma apenas com vídeos educacionais, sem o risco de as crianças e adolescentes se distraírem com “o vídeo mais recente de um gato ou um clipe musical”. Os mais de 450 mil vídeos estão reunidos segundo tema e sugestão de idade.

O Google, proprietário do YouTube, espera atrair escolas que considerem o conteúdo do site de compartilhamento de vídeos inapropriado. “Estamos ouvindo de professores que eles querem usar a grande variedade de vídeos educacionais no YouTube nas salas de aula, mas temem que alunos se distraiam com outros vídeos”, declarou um porta-voz da empresa.

Engajamento real
Agora, os professores podem acessar o site YouTube For Teachers (YouTube para professores) para conselhos sobre como usar melhor o site dedicado a vídeos educacionais, como alguns produzidos pelo MIT e as palestras TED talks.

O especialista em tecnologia educacional Iain Maclaren elogiou a mudança, mas pediu cautela sobre o aprendizado com base em vídeos. “Para se aprender em um sentido mais profundo é preciso também um engajamento ‘interativo’: alunos tentando resolver os problemas para entender novas ideias e tendo feedback de professores e outros alunos mais avançados”, disse. “O uso do vídeo pode ajudar com a motivação, ser útil para revisão ou recapitulação, mas não necessariamente conduzir para o real e profundo aprendizado sem outras formas de atividades, prática, engajamento e comunicação”. Confira mais detalhes neste vídeo. Informações da BBC News [16/12/11].

(Fonte: Observatório de Imprensa)

 

Temas deste texto: Educação - Internet - Tecnologia