Curta-metragem narra o drama e a esperança numa terra inóspita
O Espaço Itaú de Cinema no Shopping CasaPark, em Brasília (DF), apresenta nesta terça-feira (27), o documentário "Adeus, Dahla!", que retrata a realidade de refugiados do Saara Ocidental. Com narrativa firmada no "plano sensorial", a intenção do curta-metragem é a de reproduzir percepções, entre outras, de “medo, angústia e tristeza” que o cineasta Getsemane Silva, há 13 anos radicado em Brasília, obteve da passagem pela área africana — entre Argélia e Mauritânia. Desde os anos 1970, essa região padece com impasse em torno da criação de uma independente República Árabe Saaraui Democrática.
Invasões e conflitos armados expulsaram os saaráuis de sua terra, no oeste africano. Agora eles vivem refugiados no deserto, onde encaram os obstáculos da natureza e a lentidão da diplomacia internacional. O filme explora seu cotidiano e descobre um povo cheio de dignidade e obstinação. Eles planejam fazer, em breve, uma longa viagem.
Adeus, Dahla! é um registro de luta e esperança sob o comando do cineasta Getsemane Silva (Foto: André Carvalheira/Divulgação)