14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo levanta debate sobre o ensino e a formação profissional

Compartilhe

Um dos destaques da programação é o 7º Colóquio ANDI, que analisará a atuação da imprensa com relação ao tema adolescentes em conflito com a lei

A Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais (MG), receberá a partir da sexta-feira (27) um extenso debate sobre os desafios para o ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Jornalismo no País.  Até a segunda-feira (30), professores, coordenadores de cursos e outros profissionais de comunicação participam das atividades do 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que terá como tema principal “A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do Jornalismo”.

A programação do evento começa com as atividades do 7º Colóquio ANDI , organizado pela ANDI – Comunicação e Direitos, que traz à tona o debate "Jornalismo e Direitos da Infância: os adolescentes em conflito com a lei no foco da imprensa brasileira". Quem coordena e faz a mediação do evento é a jornalista, escritora e Gerente de Qualificação da organização , Suzana Varjão.

Na abertura do Colóquio, Suzana Varjão apresenta um diagnóstico da cobertura desse tema  realizada por 54 jornais brasileiros entre 2006 e 2010. Em seguida, Daniela Arbex, do jornal Tribuna de Minas, apresenta o estudo de caso, “Tragédia anunciada” , e Maria Luiza Moura, representando a PUC-Goiás, apresenta o painel “Mídia, adolescente e ato infracional: Sujeito de direito ou refém/objeto do conflito?”.

Seguindo o colóquio, uma série de atividades sobre o tema multiplicam o debate a respeito da profissão no ambiente acadêmico: o 10º Pré-Fórum FENAJ, o 5º Encontro FNPJ De Coordenadores de curso de Jornalismo e o Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, são alguns destaques da programação.

Entre os temas em pauta, está o debate sobre as condições do trabalho docente no ensino superior em Jornalismo, e a exposição do Panorama Regional do Ensino de Jornalismo no Brasil.

Seminário Direitos em Pauta

Até o dia 29 de abril, os interessados em participar do Seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei poderão se inscrever no site da iniciativa para solicitar a inscrição no evento.

De 22 a 24 de maio, o seminário reunirá em Brasília (DF) referências do jornalismo, especialistas em Direitos Humanos e na formulação de políticas públicas do Brasil e da América Latina para tratar sobre desigualdades sociais e os adolescentes que cometeram ato infracional.

O seminário é uma realização da ANDI, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras e apoio do Instituto Camargo Corrêa.

Fonte: ANDI