Código Florestal: confira a agenda de mobilizações antes da votação na Câmara

Compartilhe

O Dia Mundial da Terra (22) será marcado no Brasil, por manifestações em todo o país contra a flexibilização do Código Florestal, cuja votação está marcada para a próxima terça-feira, 24 no plenário da Câmara dos Deputados. O Código está sendo bastante criticado por ambientalistas e cientistas, que argumentam que as mudanças propostas no Congresso abrem brechas para novos desmatamentos.

A coalizão de 163 organizações que formam o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento (Floresta Faz a Diferença) lidera a mobilização para os protestos do próximo domingo. A coalizão também promove a campanha Veta Dilma (#VETADILMA), cobrando da presidente Dilma Rousseff a promessa feita na carta enviada por ela à Marina Silva durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, quando Dilma buscava o apoio de Marina para sua campanha. Na carta, Dilma garantia que não permitiria medidas que levassem ao aumento do desmatamento no Brasil.
 
O Comitê está estimulando a população a organizar seus próprios eventos e montou uma agenda para divulgação no site do Floresta Faz a Diferença. Grandes manifestações estão sendo planejadas em várias capitais. Em Brasília a concentração será às 9h, em frente ao estádio de vôlei de praia montado na Esplanada dos Ministérios para o Mundial de Vôlei de Praia.
 
No Rio de Janeiro a marcha começa às 10h30 na praia de Copacabana em frente ao Copacabana Palace.  Em São Paulo, pequenos protestos estão acontecendo desde A última (18) quarta-feira, na Bienal.    
 
 Os organizadores pedem que os que forem se juntar aos protestos do domingo vistam roupas verdes. Kenzo Jucá Ferreira, Analista de Políticas Públicas da WWF-Brasil ressalta que “o dia 22 é apenas aquecimento. Caso o Código seja votado, a Presidente terá que cumprir o veto”. Para pressioná-la, ambientalistas esperam conseguir mobilizar a população e continuar a organizar protestos.
 
Fonte: ANDI