Inscrições abertas para o Seminário Internacional da Abong sobre a Rio +20 e a Cúpula dos Povos

Compartilhe

Em junho, a Cúpula dos Povos e a Rio+20 poderão ser uma oportunidade para a sociedade civil ouvir novas vozes acerca da cooperação internacional e construir pontos de questionamento e diálogo entre os povos, fortalecendo suas ações em resistência ao modelo atual de desenvolvimento. Pelo compartilhar de culturas e respeito aos direitos econômicos, políticos, culturais, sociais e ambientais será possível contribuir com o amplo processo de emancipação e autodeterminação dos povos, reforçando a luta contra o capitalismo e a mercantilização da vida. É por esta perspectiva que a Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) realizará, nos dias 9 e 10 de maio, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional – Outra economia, outro desenvolvimento, outra cooperação: a sociedade civil rumo à Rio + 20/Cúpula dos Povos.
 
O evento será uma oportunidade de debater a “economia verde” e compartilhar saberes sobre que economia queremos, bem como de problematizar conceitos acerca do desenvolvimento e da cooperação internacional e praticar a solidariedade entre os povos. Nosso maior desafio é ampliar o diálogo, reconstruir o campo de ação comum, recompor a agenda e criar consensos, para assim fortalecer nossos processos de organização e atuação, e reafirmar nossa legitimidade, com base nas experiências de impacto social em nível local, regional e global, historicamente vividas pela Abong e suas associadas.
 
O seminário internacional trará uma oportunidade de construção coletiva de novos paradigmas de desenvolvimento, pela abordagem, de forma ampla e colaborativa, da complexidade de aspectos que caracteriza o atual sistema político-econômico e a proposta de economia verde, bem como das possibilidades de construção de alternativas em direção à efetivação dos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
 
Nos debates, será possível aprofundar a crítica à proposta de economia verde, apresentar experiências concretas de outras propostas de economia e cooperação em curso, para aprofundar a reflexão e articulação política em torno de que outra economia e cooperação internacional propomos. Será ainda uma oportunidade de propiciar um espaço de articulação da campanha contra a economia verde e de construção do Grupo Temático “Desenvolvimento e Diplomacia Não Governamental – Solidariedade e cooperação entre os povos: a sociedade civil internacional rumo à RIO+20”, que ocorre no âmbito da Plataforma de Diálogos rumo à Rio+20.
 
O seminário tem ainda por objetivo disseminar para outras regiões do Brasil o conteúdo dos debates das e posições das organizações da sociedade civil para a Rio + 20/Cúpula dos Povos, ampliar o diálogo com a sociedade em geral sobre as propostas das organizações sociais para a Rio+20/Cúpula dos Povos, e ampliar a mobilização da sociedade brasileira e internacional em torno dos temas.
 
Confira abaixo a programação ou clique aqui:
 
Inscrições aqui.
 
Serviço

Seminário Internacional: “Outra economia, outro desenvolvimento, outra cooperação: a sociedade civil rumo à Rio + 20/Cúpula dos Povos”
 
Dias 9 E 10 de maio de 2011
 
No Hotel Rondônia Palace (Rua Buarque de Macedo, 60 – Flamengo, Rio de Janeiro)

 
Programação
 
9/5/2012
 
Tarde – 14h às 17h
– Reunião da Campanha contra a economia verde
– Reunião do Grupo Temático “Solidariedade entre os povos pela justiça social e ambiental”

Noite – 18h
ABERTURA OFICIAL
– Palestra sobre a importância da Rio+20 – Conferência Oficial e  Cúpula dos Povos
 
21h – COQUETEL DE ABERTURA E CONFRATERNIZAÇÃO
 
10/05/2012
 
Manhã

9h às 10h30
O que é a economia verde? Críticas e propostas
 
10h30 às 12h
Que economia queremos?
 
Tarde – 14h às 15h30
A cooperação como acontece hoje – análise crítica e nossas propostas
 
15h30 às 17h
Outras formas de cooperação possíveis – experiências de associadas e/ou parceiros