Mídia ganha versão exclusiva de guia internacional para produzir relatórios de sustentabilidade

Compartilhe

O suplemento será lançado nesta sexta-feira (4), na Tunísia, e apresentado em três conferências online

Diante das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, oficialmente reconhecido como o dia 3 de maio, a organização Global Reporting Iniative (GRI), em parceria com a Fundación Nuevo Periodismo Americano (FNPI), a Fundação Avina e a Universidade Javeriana preparam o lançamento de um guia estratégico para orientar e subsidiar empresas de comunicação na produção de relatórios de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental.

Três conferências online, previstas para acontecer nesta sexta-feira (4) e na quarta-feira (9), vão reunir representantes de empresas e especialistas do campo da comunicação e da sustentabilidade para apresentar e discutir o Suplemento Setorial para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade para Empresas de Comunicação.

O guia oferece parâmetros para que as empresas do setor possam registrar aspectos relacionados a processos de transparência e de tomada de decisões, à independência editorial e à preservação da liberdade de expressão. Também estão contemplados procedimentos relativos ao recebimento de recursos de publicidade dos setores público e privado, à criação e difusão de conteúdos e ao relacionamento com o público.

Lançamento

No dia 4 de maio, paralelamente à Conferência da Unesco pelo Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (veja a programação, em inglês), um dos webinários também apresentará, em espanhol, a ferramenta que foi desenvolvida ao longo de três anos, sob coordenação do GRI e envolveu diversas empresas de relevância global e organizações da Sociedade Civil que têm na mídia seu foco de atuação.

O lançamento será realizado a partir de Tunis, na Tunísia, pelo diretor executivo da FNPI, Ricardo Corredor, e por Tamara Bergkamp, representante do GRI. Pela internet, a conferência terá a participação do diretor geral e cofundador da FNPI, Jaime Abello Banfi, e da diretora da Alisos-Alianças pela Sustentabilidade, Wendy Arenas. A transmissão pela internet começa às 14h (horário de Brasília).

Depois do encontro, o documento estará disponível para download no site do Global Reporting e poderá ser adotado por qualquer empresa do campo da comunicação.

Transparência no Pacífico e no Atlântico

Na quarta-feira seguinte, 9 de maio, as ações de lançamento do suplemento continuam, tendo como objeto a prática de responsabilidade socioambiental por parte da mídia nas regiões do Pacífico e do Atlântico.

O webinário para a área do Pacífico abre as atividades, e poderá ser acompanhado pela internet na madrugada, a partir das 3h (horário de Brasília). A conferência será conduzida por Mike McCluskey, da Australian Broadcasting Corporation (ABC) – Radio Austrália; Barbara Weill, representando o grupo Vivendi (França); além de Felipe Arango, da BSD Consultancy e de um representante do GRI.

Em seguida, a conferência para a região do Atlântico será conduzida por Jo Confino, representando o The Guardian (Reino Unido), por Veet Vivarta, Secretário Executivo da ANDI – Comunicação e Direitos (Brasil), por Felipe Arango, da BSD Consultancy, e por um representante do GRI. A apresentação começa na internet às 11h (horário de Brasília).

Os interessados em acompanhar os webinários poderão inscrever-se em formulários específicos para cada um dos encontros, disponíveis no site da FNPI.

Referência para empresas

O GRI, organização internacional com sede na Holanda, tem formatado, além de seu conjunto de indicadores básicos, uma série de parâmetros para subsidiar setores empresariais específicos.

Desde 2008, a organização deu início à construção do complemento dirigido ao setor da mídia. Essa produção contou com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por representantes de empresas do ramo (The Guardian, BBC, Time-Warner, Vivendi, Antena, Clarín, Bertelsmann, Australian Broadcasting Corporation, entre outros) e por representantes de entidades da Sociedade Civil envolvidas com a temática (ANDI – Comunicação e Direitos, Federação Internacional de Jornalistas -IFJ, The Nature Conservancy e Alisos, entre outros).

A metodologia do GRI já permitiu o desenvolvimento de referências para relatórios de sustentabilidade adotados atualmente pelas maiores companhias do planeta (Petrobras, Holcim, Shell, Cemex, Bradesco, Itaú Unibanco, Symantec, entre outros). Acesse o site do Global Reporting Initiative (GRI) para saber mais sobre a ferramenta e a iniciativa da organização.

SERVIÇO

Lançamento: “Transparência nos meios de comunicação – Suplemento para a Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade das Empresas de Comunicação”

Onde: Conferência da UNESCO pelo Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (Tunis, Tunísia) e Conferências online sobre Transparência nos meios de comunicação, responsabilidade social e relatórios de sustentabilidade

Datas dos webinários:

4 de maio de 2012 , sexta-feira – 14h (horário de Brasília)
9 de maio de 2012 , quarta-feira – 3 horas da manhã (horário de Brasília)
9 de maio de 2012, quarta-feira – 11h (horário de Brasília)

Inscrições: Os interessados podem acompanhar os webinários após realizar inscrição pelo site da Fundación Nuevo Periodismo Americano (FNPI)