Nova cartilha: Rio +20 para jovens

Compartilhe

 Você sabe a diferença entre Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável? A resposta está na cartilha lançada em conjunto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) está disponível na web. 

 O objetivo da cartilha O Futuro que Queremos – Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza é divulgar para o público jovem as atividades e os estudos realizados no instituto e prepará-los para entender e acompanhar as discussões e os principais temas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece entre 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. 

 Em linguagem simples e direta a publicação apresenta aos jovens leitores conceitos como o da “pegada ecológica” (tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida),  a importância da erradicação da pobreza e explica os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.
 
 Para que os jovens leitores entendam o contexto da Rio+20, a cartilha tem também um histórico das conferências anteriores relacionadas ao meio ambiente. O leitor tem acesso aos cenários de mudanças climáticas projetadas para o Brasil para o século 21 e às atividades do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) , além de outros projetos e programas apoiados pelo Inpe nestas áreas.