Pnuma lança relatório sobre Políticas de Consumo e Produção Sustentável

Compartilhe

"Os governos, as empresas e as organizações da sociedade civil têm-se envolvido em uma grande variedade de atividades. No entanto, precisa-se de mais esforços para encaminharmos no caminho correto para conseguir padrões sustentáveis de consumo e produção que são o sustento necessário para o desenvolvimento sustentável” (sig). Isso é o que destaca o resumo-executivo do relatório Perspectiva Global sobre Políticas de Consumo e Produção Sustentável – Por uma ação conjunta.

O documento, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), destaca políticas e ações promovidas por governos, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para a mudança de padrões do Consumo e Produção Sustentável (CPS). De acordo com o informe, Consumo e Produção Sustentável referem-se à gestão sustentável e eficiente dos recursos em todas as fases de bens e serviços.

"O objetivo principal do CPS é desvincular o crescimento econômico da degradação ambiental. Ao adotar padrões CPS se obtém melhoras no desenvolvimento econômico e bem-estar humano das quais dependemos, incluindo melhoras em matéria de saúde e educação”, destaca.

O relatório aponta que na América Latina e no Caribe, por exemplo, formou-se um "conselho regional de especialistas do governo sobre CPS” para implementar estratégias referentes ao assunto. Segundo o documento, a região identificou quatro prioridades relacionadas ao CPS: planos de ação de Consumo e Produção Sustentável nacionais, compras públicas sustentáveis, pequenas e médias empresas, e educação e estilos de vida sustentáveis.

No âmbito nacional, o documento releva que muitos países também já adotaram planos de ação e estratégias sobre a temática, como Brasil, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Peru e Uruguai.

O documento reconhece alguns esforços promovidos por governos, empresas e organizações da sociedade civil em várias regiões do mundo, mas destaca que ainda é preciso dar continuidade, ampliar e melhorar algumas políticas e estratégias existentes. "Resultará fundamental contar com uma melhor cooperação e uma ação mais acordada e coordenada a todos os níveis a fim de alcançar a transformação necessária dos padrões de consumo e produção”, acrescenta o resumo.

O caso de Masdar

O relatório ainda destaca 56 estudos de caso de políticas e iniciativas de CPS. Um deles é o da cidade de Masdar, nos Emirados Árabes Unidos. A cidade, que começou a ser criada em 2006, pretende ser um local sem resíduos e sem emissões de carbono. A expectativa é que o projeto, quando finalizado, abrigue cerca de 40 mil pessoas e centenas de empresas.

De acordo com informe, os seis edifícios e a infraestrutura construída até agora fazem uso de técnicas para que a cidade seja livre de emissões de carbono, tais como: aproveitamento de energia solar; 60% da recuperação de resíduos para serem reutilizados, reciclados ou servirem de geração de abono; economia de água através de instalações e componentes eficientes para reduzir o consumo nos edifícios; e transporte através de ônibus elétricos limpos.

Fonte: Adital