Novo índice para medir a riqueza sustentável de um país é lançado

Compartilhe

A ONU pretende que os países tenham um novo parâmetro para mensurar a sua riqueza e desenvolvimento. É o Índice de Riqueza Inclusiva, IRI, lançado no dia 17 de junho, durante a Rio+20. A ONU utilizou o IRI para desenvolver o Relatório de Riqueza Inclusiva 2012.

Segundo o estudo, apesar do registro de crescimento no PIB, China, Estados Unidos, África do Sul e Brasil, esgotaram significativamente seu capital base natural. Este conceito é a soma recursos renováveis e não renováveis, como combustíveis fósseis, florestas e pesca.    

O novo índice agrega ainda os indicadores de capital manufaturado e humano, além do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). OPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, e o Programa Internacional de Dimensões Humanas da Universidade das Nações Unidas, em inglêsUNU-IHDP, foram as organizações da ONU que desenvolveram o índice.

Os relatórios originais com a analise de todos os países estão em inglês e estão disponíveis para donwlaud aqui. Para ler mais sobre o IRI acesse o site da PNUMA.