Sustentabilidade na justiça Trabalhista do Rio de Janeiro

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) anunciou na última terça (19), na Rio+20, uma economia anual equivalente a mais de duas mil toneladas de papel.  "O que equivale à preservação de 50.475 árvores, ou uma verdadeira floresta por ano", disse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen. Segundo ele, a iniciativa registra a responsabilidade e o compromisso da Justiça do Trabalho com o desenvolvimento sustentável.

A economia será possível com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), um sistema que pretende tornar digitais os processos judiciais em todas as instâncias da Justiça do Trabalho. Além disto, há a expectativa de que o sistema acelere o andamento processual, atue na redução de gastos públicos, e contribua para o acesso às informações.

A presidente do TRT-RJ, Maria de Lourdes Sallaberry, enfatizou que a implantação do Pje-JT no Rio de Janeiro ocorreu durante a Rio+20 porque o programa representa mais do que de uma simples ferramenta, mas uma mudança de paradigma na Justiça do Trabalho carioca.

Leia a matéria na íntegra no site do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Fonte: Conselho Superior da Justiça do Trabalho