FAO combate insegurança alimentar por meio de sistema de gestão da água

Compartilhe

O desperdício e a perda anual da produção de alimentos no mundo chegam a 30%. Esta situação faz com que a redução de perda de água seja ainda mais crucial para a produção sustentável de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“Os métodos de produção alimentar que conservam água de modo inteligente são a solução para a demanda mundial crescente de comida”, ressalta José Graziano, Diretor-Geral da FAO.

Com base neste cenário, a Organização lançou o projeto Lidar com a escassez da água: Um quadro de ação para a agricultura e a segurança alimentar, no último dia 27 de agosto. A iniciativa encoraja práticas para a melhora do uso do recurso, como a reciclagem da água residual e a criação de mecanismos para reduzir a poluição.

Segundo José Graziano, não existe comida confiável sem água confiável. Para ele, a produção de alimentos tem um grande potencial para mudar as formas com as quais o mundo usa os recursos hídricos. “A agricultura é a grande chave para o uso sustentável da água”, afirma.

Sugestão de fontes:

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
(61) 3038-2299
www.fao.org.br

Leo Heller
Especialista em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
(31) 3409-1958
heller@desa.ufmg.br

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
(61) 3411-3279 / 3411-2576
www.planalto.gov.br/consea