Rádio Câmara apresenta série vencedora do Tim Lopes
A Rádio Câmara divulga entre 13 e 17 de agosto no programa Reportagem Especial a série “A fragilidade violada – abuso sexual contra crianças e jovens com deficiência”, vencedora da categoria Rádio na VI Edição do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. A equipe, coordenada pela jornalista Daniele Lessa Soares, denuncia a falta de estrutura para o atendimento de crianças e jovens com deficiência vítimas de violência sexual. Apresenta, ainda, as ações realizadas na Câmara que abordam o tema. Para produzir as cinco matérias, a equipe visitou várias cidades em quatro estados, incluindo o DF. A Rádio Câmara veicula a série no programa Reportagem Especial, em três horários: 06h20, 13h45 e 23h15, e pode ser sintonizada em Brasília, em FM 96,9.
Na primeira matéria, Daniele Lessa conta a história de uma família do interior de São Paulo, que está lutando para levar a denúncia a julgamento.
Link para o texto da reportagem
Na segunda reportagem, o relato da repórter Mônica Montenegro, que esteve em Parintins e Manaus.
A terceira reportagem “A invisibilidade das vítimas e a falta de atendimento” foi realizada em João Pessoa, na Paraíba. A repórter Verônica Lima aponta alguns motivos pelos quais o abuso sexual ainda seja um crime pouco notificado.
Na quarta matéria da série A invisibilidade das vítimas e a falta de atendimento, a repórter Ginny Morais esteve em Florianópolis, onde constatou que a falta de estrutura deixa centenas de crianças esperando por atendimento.
LInk para o texto da reportagem
Na quinta e última matéria da série, Daniele Lessa Soares destaca a invisibilidade da agressão às crianças com deficiência nas ações do Estado. As políticas públicas de enfrentamento à violência sexual não mencionam que crianças com deficiência são vítimas silenciosas e precisam de atendimento especializado.