Teatro incentiva diálogo familiar e denúncias contra abuso sexual no Rio

Compartilhe

A comunidade da Mangueirinha, localizada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, tem usado o teatro para discutir a questão da violência sexual e direitos humanos. Quase 900 pessoas já assistiram a “Um causo no sertão: eu conto ou tu contas?”, do grupo Mangat, da Associação Brasileira Terra dos Homens.

A montagem retrata um caso de abuso sexual e propõe discutir as medidas de atendimento com crianças de escolas da rede pública da região carioca. A história é contada em forma de literatura de cordel, e o resultado tem sido a elevação do número de denúncias e o maior diálogo entre pais e filhos sobre o assunto.

Antes do espetáculo, as crianças respondem a um questionário sobre como agir diante de um caso de violência sexual. No final, uma roda de debates é formada com especialistas (pedagogos, psicólogos e assistentes sociais) para esclarecer as dúvidas.

O projeto é apoiado pela Childhood Brasil, e tem o incentivo de conselhos tutelares, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e da rede de serviços de proteção contra a violência sexual.

Leia íntegra no site da Childhood Brasil

Sugestões de Fontes

Childhood Brasil 
(11) 3323-1601
 
Associação Brasileira Terra dos Homens 
(21) 2524-1073
 
Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS)