UNICEF conecta inovações para vencer impasses da infância e da juventude

Compartilhe

Os desafios enfrentados por crianças de países em desenvolvimento têm, agora, um endereço na web. É o site Inovar para as Crianças, uma plataforma do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que está no ar desde o dia 23 de agosto.

Os exemplos vêm de todo o mundo:

– Um novo design para recipientes de água que estão sendo testados no Afeganistão, Haiti, Sudão e na República Centro Africano;

– Dosagens de sais de reidratação oral e comprimidos de zinco para tratar a diarréia, principal causa de morte de crianças até cinco anos de idade em todo o mundo;

– Desenvolvimento de um temporizador respiratório que vai diagnosticar a pneumonia em crianças;

– O Projeto Mwana, desenvolvido na Zâmbia e no Malawi, que salva vidas de recém-nascidos usando telefones celulares para comunicar, o mais rápido possível, os resultados do teste de HIV, aos trabalhadores de saúde.

Segundo Shanelle Hall, Diretora da Divisão de Abastecimento do UNICEF em Copenhague, o site é uma maneira pela qual o UNICEF está envolvendo especialistas, a indústria e instituições de criação e pesquisa para que estes se conectem.

Paul Molinaro, que lidera a equipe de inovação do UNICEF, afirma que para a sobrevivência e o desenvolvimento da criança, a inovação é fundamental. “Vidas de crianças estão sendo salvas graças a novas vacinas, formulações melhores de medicamentos pediátricos e tecnologias de saúde mais eficazes”, pontua.

A plataforma de pesquisa e desenvolvimento, além de participar de projetos destinados à redução da mortalidade infantil, também recebe comentários e ideias de iniciativas em inovação tecnológica, e de produto.

Sugestão de fonte:

UNICEF
Alexandre Magno Amorim
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: (55 61) 3035 1947