Cecodap (Venezuela), Global Infancia (Paraguai) e REDLAMYC ONG’S recorrem a CIDH para debater o papel do estado ante a violência escolar

Compartilhe

Dia 1º de novembro de 2012, será realizada, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), uma audiência temática para debater as obrigações gerais dos Estados sobre a violência escolar sofrida por crianças e adolescentes.

Esta iniciativa é promovida pela Cecodap, da Venezuela, Global Infancia, do Paraguai e pela Rede Latino-americana e Caribenha pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes (REDLAMYC) e conta com o apoio da Save the Children. O objetivo é denunciar ante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a situação de violência escolar vivida por muitas crianças e adolescentes latino-americanos.

A violência contra crianças e adolescentes nas escolas constitui uma problemática comum e recorrente em muitos países de Região. Ainda assim, muitos Estados insistem em ignorar ou subestimar o problema, ao que se agregam ainda, a falta de dados oficiais, normas, políticas públicas e modelos internacionais que garantam a proteção efetiva da infância e adolescência frente a essa forma particular de violência.

Com essa Audiência, é esperado que a CIDH defina modelos interamericanos para a proteção de crianças e adolescentes vítimas da violência escolar, modelos estes que permitam orientar aos Estados em, ao menos quatro áreas fundamentais: aspectos normativos e institucionais; desenvolvimento de políticas públicas e estratégias educativas; prevenção e participação da sociedade, incluindo crianças e adolescentes em cooperação regional.

A audiência será transmitida através da página Web oficial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (http://www.oas.org/es/cidh/) às 15:15, hora de Washington.

Para mais informações contatar:

Global Infancia: Marta Benitez e Johanna Walder. mbenitez@globalinfancia.org.py / jwalder@globalinfancia.org.py
Cecodap: Fernando Pereira e Carlos Trapani fpereira@cecodap.org.ve / ctrapani@cecodap.org.ve
Save the Children: Giovanna Brazzini giovanna.brazzini@savethechildren.org