Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil terá início em Roraima

Compartilhe

Autoridades públicas, sociedade civil, crianças e adolescentes e escolas mobilizados para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil

Contribuir para o fortalecimento de ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil, na perspectiva da violação dos direitos fundamentais e humanos de crianças e adolescentes e, a partir desse entendimento, definir estratégias de proteção. Esse é o objetivo da Caravana do Norte que inicia suas atividades no dia 06 de maio, em Boa Vista, capital de Roraima e percorre os estados da região Norte até o final do mês de junho.

Uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado, às 9h30 e uma reunião com a Prefeita Teresa Surita, na Prefeitura Municipal de Boa Vista, às 16h, marcam a mobilização. Representantes de entidades parceiras como, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Organização Internacional do Trabalho já confirmaram presença nos encontros.

A programação continua no dia 07, às 8h30, com uma passeata ao Centro Cívico que sairá da Escola Lobo Dalmada. À tarde será realizada uma Audiência Pública no município de Alto Alegre. No dia 08 serão realizadas oficinas nas escolas estaduais e municipais e uma Audiência Pública no município de Normandia. No dia 09 os municípios de Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis realizam Audiência Pública. E no dia 10, um seminário reunirá 200 crianças e adolescentes no auditório do Corpo de Bombeiros.

A interlocução com os novos prefeitos e prefeitas é o foco principal da Caravana do Norte, uma vez que o objetivo é obter o compromisso das autoridades com a definição e a implementação de ações, metas e prazos para prevenir e eliminar o trabalho infantil nos municípios. Vale destacar, conforme afirma o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que a meta de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016, deverá ser cumprida no mandado dos atuais prefeitos, que iniciaram a gestão em 2013.

A partir de Roraima, a iniciativa cumprirá o seguinte percurso: Rondônia nos dias 22 e 23 de maio; Amapá no dia 6 de junho; Amazonas de 05 a 15; Tocantins no dia 14; Acre de 17 a 21 e o Pará encerrará a Caravana no dia 26 de junho.

A Caravana do Norte é realizada com o apoio da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho e as entidades integrantes do Fórum Nacional.

Sugestão de fontes:

Isa Oliveira
Secretária-executiva do FNPETI
(61) 3349-5660
isa.fnpeti@gmail.com

Ministério Público do Trabalho
(61) 3314-8500
http://portal.mpt.gov.br

Ministério do Trabalho e Emprego
(61) 2031-6000
http://portal.mte.gov.br

Secretaria de Direitos Humanos (SDH)
(61) 2025-7941
direitoshumanos@sdh.gov.br

http://portal.sdh.gov.br

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)
(61) 2025-3525
conanda@sedh.gov.br

Organização Internacional do Trabalho
(61) 2106-4600
http://www.oit.org.br